Brasil

Horticultores que abasteciam a Grande BH lamentam tragédia: 'perdemos tudo'

Imensos campos de hortaliças, estufas e equipamentos: tudo virou lama de rejeitos. Maior parte da população vivia da agricultura

Gabriel Ronan/Estado de Minas
postado em 26/01/2019 14:15
Imensos campos de hortaliças, estufas e equipamentos: tudo virou lama de rejeitos. Maior parte da população vivia da agricultura
Agricultores do vilarejo do Tijuco, devastado pela lama da Vale, vendiam hortaliças para sacolões de Belo Horizonte, Nova Lima, Contagem, Sarzedo e Betim.

Imensos campos de hortaliças, estufas e equipamentos: tudo virou lama de rejeitos. "Perdemos tudo. Não dá nem para mensurar quanto foi. Está na casa dos milhões para os donos dos terrenos", conta, ao Estado de Minas, o agricultor Paulo Sérgio da Silva. Ele trabalhava no vilarejo do Tijuco, em Brumadinho, há 17 anos. Atualmente, ele vendia todo tipo de folhas: salsa, cebolinha, hortelã, coentro, brócolis, alface etc.

[SAIBAMAIS]Segundo ele, a maioria da população local vivia exclusivamente da agricultura. Contudo, além de perder terreno e plantações, os equipamentos, como bombas hidráulicas, ficaram completamente destruídas depois do tsunami de rejeitos. "Aqui saía era caminhão cheio. Agora está desse jeito aí", lamentou Paulinho, como é conhecido na região, apontando para o latifúndio tomado pela lama.

Dono de uma estufa local, Magno André Barbosa, de 39 anos, vive da agricultura desde 1996. "Eu vendia para Contagem, Betim e até para a Ceasa. Atualmente, eu só mexia com folhas. Mas agora perdi. Ficou até uma parte da horta, mas não tenho água, não tenho maquinário. Sobrou nada", se emocionou.

O momento da tragédia ambiental ficou marcado por muita correria para Magno. De acordo com o agricultor, a lama não chegou a sua casa, porém, quando recebeu de amigos a notícia do rompimento, correu para salvar um parente acamado. "O barulho foi só aumentando e aumentando. Mas consegui tirar o senhor de lá" disse.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação