Brasil

Governo determina a fiscalização imediata das barragens

Portaria editada pela Casa Civil determina que estruturas que oferecem risco a vida humana sejam removidas

Renato Souza
postado em 28/01/2019 20:50
Portaria foi assinada pelo ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni
Em uma portaria que será publicada no Diário Oficial da União (DOU), o governo federal determina que os órgãos reguladores iniciem um processo de fiscalização em barragens de todo o país. De acordo com o texto, a prioridade são locais onde existe o ;dano potencial associado; à vida humana de nível alto".

Além disso, o texto prevê a criação de um grupo de trabalho para atualizar a lei 12.334 de 2010, que implantou a Política Nacional de Segurança de Barragens. Além da fiscalização, os órgãos públicos citados na portaria devem avaliar a necessidade de retirada das instalações das barragens que correm o risco de desabar.

A medida é assinada pelo ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni. Outra medida tomada é a continuidade do apoio ao governo de Minas Gerais, em decorrência do desastre criminoso em Brumadinho, que deixou até o momento 65 mortos e 279 desaparecidos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação