Publicidade

Correio Braziliense

Tubulação rompe e deixa praias de Arraial do Cabo irreconhecíveis

Famosa por exibir praias paradisíacas, a cidade de Arraial do Cabo está com três praias interditadas após o rompimento de uma rede de drenagem


postado em 29/01/2019 13:05 / atualizado em 29/01/2019 18:32

Antes e depois da Praia do Forno, em Arraial do Cabo(foto: Reprodução/Internet )
Antes e depois da Praia do Forno, em Arraial do Cabo (foto: Reprodução/Internet )
Conhecida como "o caribe brasileiro", a cidade de Arraial do Cabo, no estado do Rio de Janeiro, é famosa por exibir praias de águas cristalinas e paisagens paradisíacas. No entanto, a forte chuva que caiu na última sexta-feira, (25/1) deixou as praias da região irreconhecíveis. Em uma das praias, uma rede de drenagem se rompeu.
 
A grande quantidade de água da rede pluvial lançada ao mar deixou três praias de Arraial do Cabo e uma lagoa impróprias para o banho, segundo a prefeitura da cidade. A Prainha, a Praia dos Anjos, a Praia do Forno e a Lagoa de Monte Alto seguem interditadas pela Defesa Civil e pela Secretaria do Ambiente do estado. A Prolagos, concessionária de água e esgoto, coletou amostras na tarde desta segunda-feira (28/1), e, dentro de 20 dias, um relatório será divulgado com o resultado da análise.


Ver galeria . 4 Fotos Plínio Bordin/Flickr
(foto: Plínio Bordin/Flickr )


Nesta terça-feira, (29/1), uma ação de limpeza retirou algas mortas e microlixos da areia e mar. Segundo o secretário de Turimo do Município, Olavo Carvalho, a água ficou escura por conta de microorganismo naturais que foram levados para o mar com a forte chuva. "Choveu mais de 10mm. A única praia que foi afetada pelo estouro da tubulação foi a Prainha", detalha Olavo.
 
De acordo com a presidente da Fundação Municipal de Meio Ambiente, Leonizia de Melo, o somatório de forças nessa situação é de extrema importância e todos os setores trabalham para cuidar das belezas naturais do município e esperam que o ambiente marinho se renove o mais rápido possível.

Nas redes sociais, turistas e moradores lamentaram a poluição das praias. "Como conseguiram destruir um dos lugares mais bonitos do Rio de Janeiro? Não estou acreditando que poluíram essas praias", diz um comentário nas redes sociais. "Estamos conseguindo acabar com tudo de mais bonito que temos", lamentou outro internauta. 

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade