Brasil

Sem prazo, governo diz que vai fiscalizar 3 mil barragens de alto risco

O ministro do Desenvolvimento Regional, Gustavo Canuto, não soube dizer quantas delas seriam da Vale

Gabriela Vinhal
postado em 29/01/2019 13:30
Barragem do Vale
O governo federal vai priorizar a fiscalização de 3.386 barragens que estão classificadas com dano potencial associado alto ou risco alto em todo o país. Dessas, 205 são de rejeitos minerais. O ministro do Desenvolvimento Regional, Gustavo Canuto, entretanto, não soube estimar quanto tempo demoraria para serem vistoriadas, mas que a ordem é que seja feito ;o mais rápido possível;, mas é um trabalho que precisa ser feito ;com cautela;.

;Enviaremos todos os esforços para garantir que haja recursos humanos e financeiros para cumprir essa meta. Repito: é uma meta corajosa. Não estamos falando de 10 barragens, são 3.386, não é da noite para o dia que a gente vai conseguir fiscalizar todas;, disse Canuto. Ele explicou ainda que, das 205, 70 fazem o modelo a montante, e devem ser as primeiras a serem fiscalizadas. A técnica ;a montante; era a utilizada tanto no reservatório de Brumadinho, como na barragem de Fundão da Samarco, em Mariana, que rompeu em 2015. Ela permite que o dique inicial seja ampliado para cima quando a barragem fica cheia.
[FOTO1323859]

Apesar de estabelecer prioridades, o ministro, contudo, não soube dizer quantas delas seriam da Vale. Mas ressaltou que, para os órgãos fiscalizadores, a medida de fiscalização era uma determinação. Para os estaduais, uma recomendação. ;A estrutura atual das agências fiscalizadoras é insuficiente, mas o governo federal como um todo tem os recursos humanos e financeiros para fazê-los. Caso as agências federais não detenham pessoal necessário, o governo vai remanejar as pessoas, solicitar engenheiros de outros órgãos, mas cuidar da especialidade que cada um tem;, ressaltou.

Canuto participou de uma coletiva de imprensa no início da tarde desta terça-feira (29/1), junto com os ministros Onyx Lorenzoni (Casa Civil), Ricardo Salles (Meio Ambiente) e Almirante Bento Albuquerque (Minas e Energia). Eles estavam reunidos, durante a manhã, com o presidente em exercício, Hamilton Mourão, no Palácio do Planalto, para mais uma reunião ministerial do novo govenro.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação