Brasil

Famílias de vítimas recebem chips de celular para falar com autoridades

Distribuição começará às 16h desta terça-feira, na Estação do Conhecimento

Pedro Lovisi*/Estado de Minas
postado em 29/01/2019 15:47
Lama em Brumadinho após rompimento da barragem do Córrego do Feijão
A Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec) disponibilizará 300 chips de celular e 300 minutos de crédito às famílias de todas as vítimas da tragédia de Brumadinho para que elas se comuniquem com o poder público, hospitais ou outros contatos pessoais. A medida foi divulgada no início da tarde desta terça-feira em coletiva prestada pelo secretário, Alexandre Lucas Alves.

De acordo com as autoridades, a distribuição desses chips caberá à Defesa Civil de Minas Gerais. Eles estarão disponíveis a partir das 16h, desta terça-feira, na Estação do Conhecimento, em Brumadinho.

Conforme explicou o coordenador do órgão, coronel Evandro Borges, para pegá-los, os familiares terão que apresentar documento que comprove algum grau de parentesco com desaparecidos ou mortos da tragédia. Cada família terá direita um chip. ;Gostaríamos que as famílias se deslocassem gradativamente ao local para não gerar tumulto;, pediu.

Além disso, o coronel afirmou estar disponibilizando wi-fi para todos os envolvidos. Com o chip, será possível utilizar os dados móveis do celular, portanto as famílias também terão acesso à internet paga.


Doações

Na coletiva, o coordenador da Defesa Civil de Minas Gerais informou que as doações de remédio, alimentos e água continuam paralisadas. No entanto, Borges confirmou que, no futuro, as doações poderão ser retomadas. ;No momento oportuno, estaremos comunicando e, se necessário for, estaremos abrindo novamente para o acolhimento de recursos humanitários;, disse.

*Estagiário sob supervisão do editor Benny Cohen

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação