Brasil

Fake News vem atrapalhando trabalhos do Corpo de Bombeiros

Segundo o tenente Pedro Aihara, porta-voz da corporação, os trabalhos estão tendo que ser interrompidos em algumas oportunidades para verificar as informações falsas

João Henrique do Vale/Estado de Minas
postado em 30/01/2019 14:12

Fake News vem atrapalhando trabalhos do Corpo de Bombeiros

Um novo alerta foi feito pelo Corpo de Bombeiros em relação as notícias falsas que circulam em Brumadinho, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, e que vêm atrapalhando os trabalhos de buscas dos militares. Segundo o tenente Pedro Aihara, porta-voz da corporação, os trabalhos estão tendo que ser interrompidos em algumas oportunidades para verificar as ;fake news;. A maioria delas relacionadas ao encontro de desaparecidos ainda com vida.

;Uma notícia importante é que o serviço das forças de segurança está muito prejudicado com as ;fake news;. Todas as vezes que recebemos informações sobre sobreviventes, com uma referência de ter sido encontrada, o que é situação muito difícil de ser verídica, a gente é obrigado a parar para averiguar a informação. Então, para os serviços. Essa divulgação de notícias falsas prejudica muito e atrasa na recuperação de corpos;, alertou o tenente.

Essa não foi a primeira vez que o Corpo de Bombeiros reclama de notícias falsas sendo divulgadas em Brumadinho. Na segunda-feira, os trabalhos também tiveram que ser interrompidos para os militares fazerem buscas em matas. Pois, chegou a informação que haviam pessoas em uma área verde. Porém, foi constatado que não eram verdade.

Risco com drones

Outro risco apontado pela corporação foi o uso de drones. Ao menos em duas oportunidades, as aeronaves do Corpo de Bombeiros e das forças de segurança que atuam nos trabalhos da região tiveram que fazer manobras arriscadas. Além disso, um aparelho chegou a cair na zona quente, onde os bombeiros fazem buscas.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação