Brasil

VÍDEO: novas imagens mostram o momento em que a barragem da Vale se rompe

As imagens foram divulgadas pela TV Globo nesta sexta-feira e registram a destruição provocada pelo mar de lama

Maria Irenilda Perreira/Estado de Minas, Mateus Parreiras/Estado de Minas - Enviado Especial, João Vitor Marques/Estado de Minas
postado em 01/02/2019 15:20
Vídeo mostra o momento exato em que barragem da Vale se rompe em Brumadinho
Uma semana após a tragédia em Brumadinho (MG), um novo vídeo divulgado, na tarde desta sexta-feira (25/1), mostra o exato momento em que a barragem de rejeitos da Vale se rompe. As imagens foram divulgadas pela TV Globo.

[VIDEO1]

Nas imagens, é possível ver a área parada até o momento que, como uma forte onda, a lama destroi tudo que está na frente é começa a arrastar todo o local. Esta é a segunda imagem da destruição que surgem nesta sexta-feira.

Mais cedo, a TV Bandeirantes colocou no ar imagens (veja abaixo) que mostram a onda de rejeitos cercando a área por todos os lados. As imagens foram capturadas por uma câmera fixa no alto de um guindaste. Pessoas ainda tentaram sair da área atingida, mas os veículos desaparecem.
[VIDEO2]
Até agora, 110 pessoas morreram na tragédia na mina da Vale, no Córrego do Feijão, em Brumadinho.

114 km/h

Por meio de imagens que a Vale cedeu a autoridades, é possível averiguar que a velocidade da lama e dos rejeitos da barragem que se rompeu em Brumadinho, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (MG), era de 114km/h no começo do trajeto. A avalanche atinge uma pequena lagoa em 13 segundos, percorrendo 413 metros dentro do pátio da empresa. Em seguida, a velocidade se reduz em função de barreiras como árvores e construções.
Procurado pelo Estado de Minas, o ex-pesquisador da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e atual professor da Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI), Carlos Barreira, analisou as imagens. Segundo ele, uma avaliação apenas dos vídeos não permite precisar as razões do rompimento. É necessário, ainda, um estudo sobre dados mais específicos da barragem.

;Não tenho acesso aos dados de monitoramento, mas aparentemente colapsou sem das aviso. Então, mesmo que tivesse disparado sirene, ia pegar todo mundo no meio. É como se fosse uma bala perdida. Muito rápido;, avaliou Barreira.

De acordo com o pesquisador, a Vale pecou ao manter estruturas administrativas e o refeitório tão próximas da barragem, uma região considerada de risco. Segundo Barreira, a mineradora poderia, também, apresentar um sistema de prevenção mais eficiente. ;O que a Vale poderia ter feito? Um sistema de monitoramento mais apurado, mais sofisticado;, completou.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação