Gabriel Ronan/Estado de Minas
postado em 08/02/2019 18:57
Em novo boletim divulgado na noite desta sexta-feira (8/2), a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil de Minas Gerais (Cedec/MG) informou que a Polícia Civil, por meio do Instituto Médico Legal (IML), identificou mais 17 corpos da tragédia de Brumadinho, na Grande BH. Com isso, o número de óbitos já identificados saltou para 151, enquanto os desaparecidos caíram para 165. Dos ainda não encontrados, 42 são funcionários da Vale e 123 são terceirizados e/ou moradores da região.
[SAIBAMAIS]Ainda de acordo com o levantamento da Defesa Civil, o número de mortos continua o mesmo dessa quinta: 157. Com isso, o Corpo de Bombeiros não conseguiu retirar nenhum corpo da lama nesta sexta, 15; dia de buscas na região. Duas pessoas permanecem hospitalizadas, enquanto 138 permanecem desabrigadas.
Segundo o tenente Pedro Aihara, porta-voz da corporação, a estagnação aconteceu pelas dificuldades apresentadas durante as buscas. "A operação demanda acesso a extratos mais profundos da terra. É necessário todo esse trabalho de estabilização, de escoramento do maquinário. E continuamos com a questão do cruzamento de dados para que a gente consiga fazer as buscas em áreas cada vez mais precisas;, ressaltou.
De acordo com ele, os trabalhos desta sexta se espalharam por 45 pontos. Contudo, houve três pontos de concentração, todos na área administrativa da Vale: o vestiário, o estacionamento e da Instalação de Tratamento de Minério (ITM).
As operações contaram, nesta sexta, com 12 aeronaves, 28 máquinas e 17 cães. O efetivo foi composto por 369 socorristas, sendo 143 militares de Minas, 118 de outros estados, 64 da Força Nacional e 29 voluntários.