Brasil

Moradores de Itatiaiuçu voltam às casas para ver animais deixados para trás

Visita é temporária e será acompanhada pela Defesa Civil. Objetivo é apontar onde estão animais e alimentos necessários para que Arcelor Mittal faça o tratamento dos bichos enquanto residências não estiverem liberadas

Guilherme Paranaiba/Estado de Minas
postado em 09/02/2019 16:06
Barragem da Arcelor mudou de nível 1 para nível 2 após empresa mudar os padrões de segurança do projeto geotécnico. Empresa faz estudos para garantir estabilidade
Moradores da comunidade de Pinheiros, que pertence ao município de Itatiaiuçu, na Grande BH, que tiveram que sair de suas casas pelo risco da barragem de rejeitos minerários da Mina Serra Azul, vão poder fazer uma visita às residências na tarde deste sábado para verificar a situação dos animais que foram deixados para trás.

Segundo o tenente Flávio Fagundes, da Defesa Civil de Minas Gerais, o objetivo dessa visita é permitir aos moradores mostrar onde estão insumos necessários ao tratamento dos animais e onde ficam os bichos, para que a Arcelor Mittal providencie o tratamento necessário para cada um dos animais.

O militar explicou que a empresa poderá remover os bichos em que for possível para o Parque de Exposições de Itatiaiuçu. Já os casos em que não houver essa possibilidade, a mineradora terá que prover a alimentação na área de risco.

[SAIBAMAIS]Na parte da manhã, a Defesa Civil esteve no Hotel Ibis de Itaúna, onde estão 95 pessoas, e autorizou um represenante de cada família a seguir para a visita, que vai acontecer ainda neste sábado. "Essa também é uma oportunidade para retirada de pertences que não puderam ser levados na saída desses moradores, mas vamos permanecer apenas durante a verificação dos animais", diz o tenente Fagundes.

Sobre a situação da barragem da MIna Serra Azul, o militar explicou que ela segue em nenhuma alteração e a empresa continua fazendo estudos geotécnicos para que a situação seja normalizada.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação