Brasil

VÍDEO: Barcos são detidos após suposto 'racha', no Amazonas

Marinha informou que vai instaurar inquérito para apurar o episódio

Fernando Jordão
postado em 18/02/2019 16:45
Barcos fazem racha no Amazonas
Dois barcos foram detidos pela Marinha após serem flagrados fazendo um ;racha; em um rio da cidade de Itacoatiara, no Amazonas. Uma passageira de uma das embarcações registrou o momento e compartilhou nas redes sociais.

No vídeo, os barcos visivelmente cheios ficam praticamente colados. Preocupada, a passageira, que registra o momento chama o condutor diversas vezes de "irresponsável" por estar "apofiando"; expressão amazonense que significa apostar corrida.
[VIDEO1]
O Comando do 9; Distrito Naval informou que as embarcações Fred William I e Comandante Paiva V foram impedidas de prosseguir viagem no último sábado (16/2) para prestar esclarecimentos. Informações preliminares dão conta de que os barcos chegaram a colidir após a disputa de velocidade. Segundo a coporação, "um inquérito será instaurado para apurar as causas, consequências e responsabilidades".

Já a Delegacia de Polícia Fluvial da Polícia Civil do Amazonas disse que o episódio será, primeiro, apurado pela Capitania dos Portos. Caso seja constatado que houve infração criminal, o caso será encaminhado para a Delegacia de Polícia de Itacoatiara.

Em uma rede social, a empresa proprietária do Comandante Paiva V confirma que o vídeo foi feito dentro da embarcação, mas nega que ela estivesse apostando um ;racha;: "Trabalhamos transportando vidas humanas e somos responsáveis por elas, e ao longo dos mais de vinte anos de empresa sempre agimos com prudência, responsabilidade, respeito e acima de tudo obediência as leis que regem a navegação, e quem conosco viaja e nos conhece sabem que somos incapazes de cometer tamanho absurdo como este de forma a colocar em risco tantas vidas".
[VIDEO2]

A empresa A. Amaral de Paiva diz ainda que o outro barco teria tentado fazer uma ultrapassagem irregular. A reportagem não conseguiu contato com a empresa responsável pela embarcação Fred William I.

Confira a nota do Comando do 9; Distrito Naval na íntegra:

"A Marinha do Brasil, por intermédio do Comando do 9o Distrito Naval (Com9oDN), informa que no dia 16 de fevereiro de 2019, na cidade de Itacoatiara (AM), impediu de prosseguir a viagem de dois Ferry Boat de grande porte, para prestarem esclarecimentos.
As embarcações Fred William I e Comte Paiva V foram impedidas pela Agência Fluvial de Itacoatiara para averiguação, perícia e verificação. Segundo denúncia, após uma disputa de velocidade, as embarcações colidiram e colocaram em risco a segurança da navegação e a salvaguarda da vida humana.
Um inquérito será instaurado para apurar as causas, consequências e responsabilidades."

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação