Brasil

Sobe para 171 o número de mortos na tragédia de Brumadinho

O novo balanço foi divulgado na tarde desta quarta-feira pela Defesa Civil de Minas Gerais. Ainda há 139 pessoas desaparecidas

João Henrique do Vale/Estado de Minas
postado em 20/02/2019 16:00
Buscas entraram no 27º dia nesta quarta-feira
O número da tragédia de Brumadinho, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, não para de subir. Atualização feita pela Defesa Civil de Minas Gerais, na tarde desta quarta-feira (20/2), mostra que o número de mortes subiu para 171. Todas as vítimas já foram identificadas. Ainda há, segundo o levantamento, 139 pessoas desaparecidas. Destas, 105 são funcionários terceirizados da Vale ou da comunidade. Já 34 são operários da mineradora.

[SAIBAMAIS]A barragem da Mina do Feijão, em Brumadinho, rompeu em 25 de janeiro deste ano. A lama de rejeitos vazou do complexo da Vale, devastando a área administrativa da mineradora. O mar de lama atingiu locais de maquinários, e o refeitório da empresa, que estava cheio no momento da tragédia. Em seguida, desceu e atingiu casas, pousadas e parte da comunidade de Córrego do Feijão. Os rejeitos ainda atingiu o Rio Paraopeba.

As buscas por vítimas da tragédia entraram no 27; dia nesta quarta-feira. São 121 bombeiros militares de Minas Gerais e de outros estados trabalhando na operação. Na parte da manhã, o tempo nublado dificultou a ação de aeronaves. Ao todo, são quatro helicópteros.

As ações acontecem em 10 áreas de buscas. Além dos militares, quatro equipes caninas, além de 52 máquinas pesadas auxiliam na operação. ;A estratégia segue entre preparar acesso para a próxima fase das buscas, continuar em locais onde não era possível acessar. Na usina que está sendo desmontada e outras áreas de remanso para fazer a drenagem para o terreno solidificar;, explicou o tenente-coronel Anderson Passos, do Corpo de Bombeiros. Continua depois da publicidade

Mudança de posto

A Igreja Nossa Senhora das Dores, que foi usado desde o dia da tragédia para abrigar o Corpo de Bombeiros, foi liberada nesta quarta-feira. Os militares usavam o local como Posto Avançado (PA) para traçar as estratégias de buscas. Agora, a base foi transferida para entrada da Mina Córrego do Feijão.

;Salientamos nossa gratidão à arquidiocese e ressaltamos o quanto essa cooperação foi importante. Reforçamos ainda que estamos deixando a igreja por entender que a mesma deve ser devolvida à comunidade;, afirmou o Corpo de Bombeiros.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação