Brasil

PF mira pessoas que estariam atrapalhando investigação da morte de Marielle

Oito mandados de busca e apreensão estão sendo cumpridos no Rio de Janeiro. Corporação diz que só atua no caso para identificar 'entraves e obstáculos'

Philipe Santos*
postado em 21/02/2019 08:40
Marielle Franco
A Polícia Federal cumpre, na manhã desta quinta-feira (21/2), oito mandados de busca e apreensão, no Rio de Janeiro, contras pessoas que estariam atrapalhando as investigações dos assassinatos da vereadora Marielle Franco e do motorista dela, Anderson Gomes.

De acordo com a PF, as medidas constituem fase intermediária de investigação de caráter sigiloso e foram autorizadas pela Justiça Estadual, após submetidas ao Ministério Público do Rio de Janeiro. "Em razão das circunstâncias do caso e necessidade efetiva de manutenção do sigilo das investigações em curso, não haverá qualquer manifestação da equipe encarregada dos trabalhos", diz em nota.

A PF também informou que as investigações a cargo da corporação se restringem "à identificação de entraves e obstáculos dirigidos à investigação dos crimes, estando a cargo dos órgãos de segurança do Estado do Rio de Janeiro a apuração da autoria, motivação e materialidade de tais eventos criminosos".
[FOTO1124617]

Jungmann colocou PF no caso

A PF entrou no caso, no ano passado, quando o então ministro da Segurança Pública, Raul Jungmann, ordenou que a Polícia Federal apurasse se agentes do Estado estariam interferindo nas investigações da Polícia Civil. De acordo com o ministro, havia indícios relevantes de práticas de corrupção, ocultamento e compra de agentes públicos para impedir a descoberta dos mandantes do crime.

Quase 1 ano

As investigações, sem solução, sobre o assassinato da vereadora e do motorista Anderson Pedro Gomes completarão um ano no próximo dia 14. Eles foram mortos a tiros no centro do Rio de Janeiro após um evento político. As investigações são resguardadas por sigilo. Não faltam hipóteses para o crime. O mais provável, segundo investigadores e autoridades que acompanham o assunto, é que o crime tenha sido cometido por milicianos.

No Rio, os milicianos, grupos paramilitares, são conhecidos por controlar, ilegalmente e de forma armada, territórios mais pobres do estado. O então secretário estadual de Segurança Pública, general Richard Nunes, chegou a dizer que a milícia matou Marielle por causa de terras.

O crime

Está na memória o que ocorreu no Rio de Janeiro, às 21h, do dia 14 de março de 2018, quando a vereadora desce as escadas do número 122 da Rua dos Inválidos, na Lapa, onde funciona a organização não governamental Casa das Pretas. Momentos antes, a parlamentar havia sido aplaudida por ativistas dos direitos das mulheres negras, durante uma mesa-redonda.

Em um discurso que destacou a importância de se combater a violência, em especial contra as mulheres negras, sua última fala ressaltava a liberdade, em uma citação da ativista dos direitos civis americana Audre Lorde. ;Não sou livre enquanto outra mulher for prisioneira, mesmo que as correntes dela forem diferentes das minhas;, disse Marielle Franco ao final do evento.

Ao entrar no carro, um Chevrolet Agile branco, a vereadora não percebeu a movimentação daqueles que acabariam com a sua vida dali a instantes. O veículo deixa a Rua dos Inválidos e segue em direção à casa da vereadora, na Tijuca, na zona norte.

Em um cruzamento das ruas Joaquim Palhares, Estácio de Sá e João Paulo I, pouco mais de um quilômetro distante de sua casa, um carro emparelhou com seu Chevrolet Agile e vários tiros foram disparados contra o banco de trás, justamente onde se sentava Marielle. Treze atingiram o carro.

Quatro disparos atingiram a cabeça da parlamentar. Apesar dos tiros terem sido disparados contra o vidro traseiro, três deles, por causa da trajetória dos projéteis, chegaram até a frente do carro e perfuraram as costas do motorista Anderson Gomes. Os dois morreram ainda no local.

A única sobrevivente foi uma assessora de Marielle. O carro, ou os carros usados no crime, pois há suspeitas de dois veículos, deixaram o local, sem que os autores do homicídio pudessem ser identificados: as câmeras de trânsito que existem na região estavam desligadas.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação