Brasil

Especialista dá dicas de como curtir o carnaval sem se esquecer da saúde

Cuidados devem se dar especialmente em relação à boca, que é por onde se contraem várias doenças

Bruna Curi*/Estado de Minas
postado em 27/02/2019 20:37
Nessa época de muita diversão, a preocupação com a saúde não pode ser deixada de lado

Carnaval é época de muita folia e diversão. É época de esquecer um pouco os problemas e os pudores, botar o bloco na rua e, por que não?, beijar muuuito. Contudo, em meio a toda essa animação, é importante não deixar de lado os cuidados da saúde de forma geral, em especial a bucal, já que existem várias doenças que as pessoas contraem por meio do beijo.

[SAIBAMAIS]É comum, nesse período, que as pessoas tenham mais de um parceiro e, dessa maneira, as chances de contrair uma doença também aumentam. Segundo a cirurgiã-dentista Patrícia Valério, pesquisadora do Instituto Wsei na Europa, o ideal seria que as pessoas não se envolvessem com muita gente durante as festividades, mas como isso é um pouco difícil de evitar, o jeito é investir em uma boa prevenção da saúde bucal para não diminuir a imunidade. ;Ter hábitos de higiene, dentes limpos, gengivas saudáveis e boa alimentação são alguns fatores que contribuem para a saúde bucal;, explica a especialista. Porém, é importante frisar que esses métodos não evitam completamente as doenças, apenas tornam mais difícil a pessoa contrair algo.

Um dos passos importantes para garantir a saúde da boca é ir ao dentista regularmente, averiguar se os dentes estão em boas condições, sem nenhum tipo de infecção na boca. A especialista chama a atenção das pessoas para darem maior enfoque na proteção dessas doenças. ;Não dá pra saber se a outra pessoa tem alguma doença ou não. Então, é importante que as pessoas saibam investir na prevenção. Uma boa saúde bucal representa um sistema imunológico forte, saudável.;

DOENÇAS

Entre as doenças da boca, a mais comum é a mononucleose, também conhecida como ;doença do beijo;. Trata-se de uma infecção causada por um vírus, e a doença é caracterizada por sintomas como a sensação de mal-estar, dores de cabeça e de garganta, febre, surgimento de ínguas e hepatite leve.

Não existe um tratamento específico para a doença, já que o corpo é capaz de eliminar o vírus sozinho. Porém, os especialistas recomendam ficar de repouso e ingerir muito líquido, como água, chás e sucos naturais. Além disso, o médico também pode indicar alguns analgésicos.

Outra doença recorrente do carnaval é o sapinho, também conhecida como candidíase oral. A doença é uma infecção causada por fungos na região da boca e as causas mais comum são tabagismo, higiene oral ruim, próteses ou dentaduras mal encaixadas, medicação corticosteroide, tratamento de radioterapia ou quimioterapia e uso de alguns antibióticos.

O tratamento da doença costuma ser muito simples, uma vez que o sapinho é facilmente tratado com remédios antifúngicos (que podem ser em forma de creme, de gel ou pílulas). E, para preveni-la, é recomendável que a pessoa tenha bons hábitos de saúde bucal, como ir ao dentista, escovar os dentes e as gengivas. Além disso, caso a pessoa seja fumante, é recomendado que deixe o vício de lado, além de tomar cuidado ao usar dentaduras ou próteses removíveis.

Assim como a mononucleose, o herpes é uma doença que também é transmitida com boa facilidade, embora não sejam todas as pessoas que manifestem a doença. O herpes labial é uma infecção viral contagiosa, que pode ser encontrada nos lábios, boca ou nas gengivas, e é causada pelo vírus da herpes simples.

Uma das características mais marcantes da doença é o surgimento de bolhas pequenas e doloridas. Existem fatores de risco que podem aumentar a incidência da doença, como manter contato íntimo e compartilhar objetos com uma pessoa que tenha herpes labial, alguma doença que debilita o sistema imunológico, estresse etc. E o tratamento do herpes consiste em medicamentos antivirais, tomados por via oral, que ajudam os sintomas a desaparecer mais rapidamente, além de aliviar a dor.

CUIDADOS

As pessoas podem adquirir essas doenças o ano inteiro, mas é inegável que o carnaval é um momento propício para isso, uma vez que algumas pessoas costumam beijar mais de um parceiro. ;No carnaval, as chances de uma pessoa pegar uma virose ou uma infecção aumentam;, reforça Patrícia Valério.

Então, para curtir a folia sem adoecer depois, sem se preocupar com as consequências, é importante que as pessoas tenham em mente a importância de cuidar tanto da saúde bucal quanto do restante do corpo. Adotar alimentação balanceada e tomar vitamina C são alguns dos cuidados que se podem tomar. ;O importante é se divertir, com um pouco de moderação.;

* Estagiária sob a supervisão da subeditora Elizabeth Colares

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação