Brasil

Bancos de leite e de sangue pedem doações para o carnaval

No caso dos bancos de leite, a queda do estoque é comum porque muitas mães doadoras aproveitam o período de recesso para viaja

Agência Brasil
postado em 02/03/2019 14:29
No caso dos bancos de leite, a queda do estoque é comum porque muitas mães doadoras aproveitam o período de recesso para viajaO carnaval é comumente associado à festa, diversão e alegria, mas também é um período que preocupa profissionais de saúde por causa da baixa nos estoques dos bancos de leite e de sangue em todo o país. Por isso, instituições como a Fundação Hemocentro de Brasília e o Banco de Leite Humano da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro, fazem um apelo para que os doadores ajudem a manter as unidades abastecidas durante a folia.

No caso dos bancos de leite, a queda do estoque é comum porque muitas mães doadoras aproveitam o período de recesso para viajar, afastando-se da cidade onde moram e se desligando do programa de doação ao qual pertencem. ;Isso prejudica o aprovisionamento de leite aos bebês prematuros, de baixo peso ou portadores de patologias, internados nas unidades de terapia intensiva neonatais e que não podem ser amamentados pela própria mãe;, alertou a Fiocruz.

De acordo com a entidade, a queda nas doações de leite humano nesse período chega a até 60% nos estoques da unidade, comprometendo o desenvolvimento e a nutrição de recém-nascidos prematuros. São necessários, em média, 300 litros por mês para atender a todos os lactentes internados no instituto e, desde o início de 2019, foram coletados apenas 110 litros ; menos da metade do que é preciso.

Em relação aos bancos de sangue, as doações diárias feitas na capital federal, por exemplo, passam de até 220 para 190 no período do carnaval. Um agravante é que, em meio à queda do estoque, o feriado prolongado registra aumento no número de acidentes de trânsito e, por consequência, de pacientes que precisam utilizar o sangue estocado. A recomendação é que os voluntários agendem a doação pela central telefônica 160, opção 2.

A Fundação Hemocentro de Brasília funciona neste sábado, das 7h às 18h; na segunda-feira, das 7h às 13h; e na quarta-feira de Cinzas, das 14h às 18h. O atendimento voltará ao horário normal na quinta-feira, quando as doações podem ser feitas das 7h às 18h.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação