Brasil

Itamaraty convocará diplomata para explicar agressão a mulher no trânsito

Servidor lotado na Corregedoria do Itamaraty, área responsável por punir funcionários que agem fora das regras, bateu em motorista após acidente de trânsito

Rosana Hessel
postado em 08/03/2019 06:00
O Itamaraty informou, em nota, que convocará o diplomata para
O diplomata Leonardo Lott Rodrigues foi detido durante o carnaval depois de dar um tapa no rosto de uma mulher após um acidente de trânsito. O carro de Lott ; que atua na Corregedoria do Itamaraty, responsável por punir funcionários que agem fora das regras ; foi atingindo levemente numa colisão, quando ele ultrapassava o carro da vítima, identificada como Uiára Cerqueira.

Como havia uma viatura policial no local, a ocorrência foi registrada, e o agressor encaminhado para a 1; Delegacia de Polícia na noite de terça-feira, conforme relato de Ali Onka, irmão da vítima, feito nas redes sociais.

Ali contou que pediu carona a Uiára para visitar uma amiga, e o acidente ocorreu próximo à Galeria dos Estados. Quando pararam, o diplomata já foi ofendendo Uiára ao descer do carro e, quando ela disse que ia chamar a polícia, ele deu um tapa ;fortíssimo; no rosto dela, que fez os óculos da mulher caírem no chão.

Quando o agressor foi abordado pelo policial que estava próximo e apresentou os documentos, Ali disse ter ficado surpreso. ;Nessa hora, o senhor entregou uma identidade funcional que logo reconheci, do Itamaraty, e pensei: não é possível que esse cara trabalhe no ministério. Os policiais pediram que seguíssemos a viatura até a 1; DP;, afirmou.

Procurado, o Itamaraty informou, em nota, que tomou conhecimento do fato pela mídia. ;O servidor em questão será prontamente chamado a esclarecer o incidente para que o Itamaraty possa avaliar as medidas administrativas a serem eventualmente adotadas;, completou o texto.

A ocorrência foi registrada na 5; Delegacia de Polícia (Asa Norte) como acidente de trânsito, vias de fato e injúria. Após assinar o boletim de ocorrência, a vítima foi encaminhada para exame de corpo de delito no Instituto de Medicina Legal (IML). Mesmo sem apresentar lesões aparentes, o agressor também passou por exames. Logo depois, foram liberados.

A presidente da Associação e Sindicato dos Diplomatas Brasileiros (ADB Sindical), embaixadora Maria Celina de Azevedo Rodrigues, cobrou apuração imediata sobre a denúncia. Ela disse que ;repudia veementemente quaisquer atos de violência, em especial contra mulheres;. Para Maria Celina, ;é componente essencial dos valores da ADB/Sindical o protagonismo na promoção da igualdade de direitos entre homens e mulheres, bem como no combate a toda e qualquer forma de violência;.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação