Brasil

Marinha construirá navio quebra-gelo para auxiliar pesquisas na Antártida

Com custo estimado em R$ 500 milhões, o navio possibilitará que cientistas brasileiros fiquem mais tempo na Estação Antártica Comandante Ferraz (EACF), cuja reconstrução deve ser terminada este mês

José Carlos Vieira - Enviado Especial
postado em 11/03/2019 13:56
Estação Comandante Ferraz, em 2013, um ano após o incêndio que a destruiu: reconstrução deve ser terminada neste mêsPunta Arenas (Chile) ; A Marinha do Brasil finaliza até o fim deste mês a reconstrução da Estação Antártica Comandante Ferraz (EACF), destruída em um incêndio em 2012. A montagem completa do prédio principal e a conclusão dos módulos isolados de telecomunicações e de meteorologia e ozônio, por exemplo, estão em fase final.

Em entrevista na cidade chilena de Punta Arenas, antes de um grupo de jornalistas embarcar para a base brasileira no Polo Sul, o contra-almirante Sergio Gago Guida, secretário da Comissão Interministerial para os Recursos do Mar (Secirm), destacou a importância da nova estação, que será inaugurada oficialmente no próximo verão. "Este ano, nós pretendemos terminar as obras de infraestrutura. A partir daí, começaremos o comissionamento, que não são apenas testes de funcionamento. Levaremos os equipamentos até o limite, pois é uma área que nós precisamos que esteja funcionando sempre em uma situação próxima às quais eles foram projetados. Não podemos ter falhas", detalhou.

A nova infraestrutura de telecomunicações é um dos avanços da estação recém-construída. ;Tínhamos um modelo voltado para o lazer, para a comunicação pessoal, mas não permitia que os pesquisadores passassem os resultados das suas pesquisas, fotos, vídeos, para suas universidades a fim de adiantar suas pesquisas. Com essa nova tecnologia, que foi uma parceria da Marinha com a empresa Oi e a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), nós conseguimos melhorar a tecnologia e levar essa vantagem para nossos cientistas;, disse o almirante.

Outro aspecto diz respeito à velocidade da torre de telecomunicações e o suporte para a telemedicina. A banda de telecomunicação anterior era muito limitada, agora, com 40 mega, vai permitir que um médico da estação possa atuar em uma emergência com o apoio do Hospital Naval Marcílio Dias, por exemplo. ;Outro ponto positivo é a transmissão de dados da EACF para o Brasil, como sinais de alarme, que permitirão o monitoramento remoto da estação como um todo;.

Navio quebra-gela

Contra-almirante Sergio Gago Guida: nova estação é mais moderna e tem mais recursos tecnológicos que a anteriorPerguntado pelo Correio sobre quais são as prioridade do Programa Antártico Brasileiro (Proantar) depois de consolidada a estação, Guida adiantou o esforço da Marinha para a aquisição de um navio quebra-gelo no valor de R$ 500 milhões. "O navio de apoio oceanográfico Almirante Ary Rongel já está numa situação precária e nós precisamos substituí-lo. Conseguimos apoio do Congresso e recursos do Executivo para fazer um navio quebra-gelo com capacidade de romper gelo de um ano com até 1m de espessura." De acordo com a Marinha, o novo navio possibilitará a extensão do período dos cientistas na EACF.

Mas o que leva o Brasil, um dos 29 membros consultivos do Tratado da Antártica, a investir milhões de reais em uma fronteira tão distante? ;Gosto de contar uma história que simboliza a necessidade de o país estar lá. Quando era assessor parlamentar do comandante da Marinha, tive a oportunidade de fazer uma viagem à Antártica com parlamentares, responsáveis por liberar verbas para o programa. Um desses congressistas, integrante da bancada ruralista, perguntou: ;Comandante, para que o Brasil precisa estar aqui?;. Respondi: Se chove em sua fazenda, é graças à Antártica, que é um continente 1,6 vez o tamanho do Brasil, e é o grande regulador térmico do nosso planeta. As frentes frias no Brasil, por exemplo, nascem na Antártica.;

Cerca de 70% da água do planeta estão na Antártica. ;Se nós pensarmos na água como commodity, que um dia será, nosso grande contendor será o continente antártico;, disse Guida, ao defender o avanço das pesquisas na região. ;Temos que ter mais cientistas, uma estação moderna que apoie as pesquisas e que seja a casa brasileira na Antártica;.

*O jornalista viajou a convite da Marinha do Brasil

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação