Brasil

Correio Braziliense é finalista do Prêmio República com duas reportagens

Matérias finalistas, de Ana Paula Lisboa e Leonardo Cavalcanti, abordam a inclusão no mercado de trabalho e as fake news. Prêmio é concedido pela Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR)

Beatriz Roscoe*
postado em 11/04/2019 15:22

As matérias do Correio finalistas no Prêmio da RepúblicaDuas reportagens do Correio estão entre as finalistas do Prêmio República, promovido pela Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR). As séries Batalha pela inclusão, da repórter Ana Lisboa, e Memória de mercenários, do editor Leonardo Cavalcanti, concorrem na categoria jornal impresso.

[SAIBAMAIS]O prêmio é uma das maiores distinções do Judiciário e da imprensa do Brasil, quando são escolhidos os melhores trabalhos nas categorias ; Ministério Público, Advocacia de Direitos Coletivos, Jornalismo e Responsabilidade Social ; e tem a missão de integrar os principais elementos da luta pela cidadania e pelos direitos humanos


A reportagem Batalha pela inclusão, de autoria de Ana Paula Lisboa, trata da situação de pessoas com deficiência no mercado de trabalho: falta muito para que elas tenham plena inserção no mundo profissional. A reportagem revela que autoridades trabalhistas, como representantes do Ministério Público do Trabalho (MPT), esperam que a supervisão mais severa com relação à lei de cotas, a norma que obriga empresas terceirizadas a cumprirem a legislação e a fiscalização da acessibilidade nos ambientes corporativos sejam capazes de mudar a atual realidade no país.

A reportagem investigativa Memórias de mercenários, escrita por Leonardo Cavalcanti e publicada pelo Correio Braziliense ao longo de 2018, desvendou o processo de produção das fake news a partir de relatos dos próprios autores. Três desses produtores, com garantias de anonimato, revelaram como funciona as engrenagens de uma campanha eleitoral. Revelou-se pela primeira vez o lado obscuro das fake news, criadas para enganar o eleitor. Mais de 50 personagens ; entre políticos, juristas, integrantes do Ministério Publico e policiais ; foram entrevistados.

Concorrem com as reportagens do Correio na categoria Impresso os trabalhos Chagas: a vida após o barbeiro, de Antonio Melquiades Junior, publicada pelo Diário do Nordeste, e Lava Jato recupera 1/3 do rombo máximo estimado na Petrobras, de Ana Luiza Albuquerque, da Folha de S.Paulo.
*Estagiária sob supervisão de Humberto Rezende

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação