Brasil

Ministro da Educação nomeia delegado da PF para tomar conta do Inep

Elmer Coelho Vicenzi é especialista em direito penal pela Escola Paulista de Direito, e MBA em orçamento e gestão pública pela FGV, além de ter sido diretor do Denatran

Luiz Calcagno
postado em 15/04/2019 17:25

Ainda como diretor do Denatran, Vicenzi concede entrevista à NBR

Um delegado da Polícia Federal será o novo presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O ministro da Educação, Abraham Weintraub indicou Elmer Coelho Vicenzi para o cargo. Vicenzi é especialista em direito penal pela Escola Paulista de Direito, e MBA em orçamento e gestão pública pela Fundação Getúlio Vargas, além de ter sido diretor do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).

Além de levantar estatísticas e fazer pesquisas que subsidiam políticas públicas para a educação do MEC, o Inep também é responsável por diversas avaliações. Entre elas, o Sistema Nacional da Educação Básica (Saeb), o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja).

O órgão estava sem presidente desde 26 de março, quando o então ministro da Educação, Vélez Rodríguez, exonerou Marcus Vinícius Rodrigues do cargo, após ele suspender a avaliação do processo de alfabetização de alunos do 2; ano do ensino fundamental. Como consequência da medida, alunos do 2; ano do ensino fundamental ficariam de fora das provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) até 2021.

Criticada por especialistas, a revogação durou apenas um dia e resultou, ainda, em mais uma baixa. A secretária de Educação Básica, Tânia Leme de Almeida deixou o cargo por não ter sido avisada da portaria. Ela publicou uma mensagem em seu perfil no Facebook alertando sobre o risco de o sistema ficar sem as notas, o que prejudicaria uma avaliação técnica de desempenho seguindo da série histórica.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação