Brasil

Com segundo milagre reconhecido, Irmã Dulce será proclamada santa da Igreja

Irmã Dulce, que já era beata, será a primeira mulher nascida no Brasil a ser canonizada

Hellen Leite
postado em 14/05/2019 10:13
Irmã Dulce será a primeira santa da Igreja Católica nascida no Brasil
A freira brasileira Dulce Lopes Pontes, mais conhecida como Irmã Dulce, será proclamada Santa pela Igreja Católica. O segundo milagre atribuído a intercessão do "Anjo bom da Bahia" foi reconhecido e a brasileira será canonizada em uma celebração solene no Vaticano. O processo de canonização de Irmã Dulce foi iniciado no ano 2000, quando o papa ainda era João Paulo II.

O decreto de canonização da religiosa brasileira foi assinado pelo Papa Francisco na segunda-feira, (13/5), e a informação divulgada pelo Vatican News, canal oficial de comunicação da Santa Sé. O segundo milagre validado pelo Vaticano passou por três etapas de avaliação, a primeira uma reunião com peritos médicos, com teólogos, e, finalmente, a aprovação final do colégio cardinalício. O milagre atribuído a Irmã Dulce teve a autenticidade reconhecida de forma unânime em todos os estágios.

[FOTO1383091]

Segundo a Igreja Católica, uma graça só é considerada milagre após atender a quatro pontos básicos: a instantaneidade, que assegura que a graça foi alcançada logo após o apelo; a perfeição, que garante o atendimento completo do pedido; a durabilidade e permanência do benefício; e seu caráter preternatural, que não pode ser explicado pela ciência.

"Anjo bom da Bahia"

Nas redes sociais, devotos da brasileira celebraram o anúncio do Vaticano. "Pra mim ela já é santa. Ela curou o pé da minha mãe. Minha mãe ia perder o pé. Sarou. Sempre que alguém está doente peço ajuda pra Irmã Dulce. Tenho muita fé", comentou uma internauta. "Foi reconhecida como santa dos pobres", comemorou outra devota da beata.

[VIDEO1]
[VIDEO2]
[VIDEO3]

A religiosa criou as Obras Sociais Irmã Dulce, um dos maiores complexos de saúde com serviço gratuito do Brasil, atualmente faz, em média 3,5 milhões de atendimentos ambulatoriais por ano. A Beata Irmã Dulce pertenceu a Congregação das Irmãs Missionárias da Imaculada Conceição da Mãe de Deus, nasceu em Salvador em 26 de maio de 1914 e ali faleceu em 22 de maio de 1992. Irmã Dulce foi beatificada em 22 de maio de 2011.

Brasileiro reconhecido pelo Vaticano


Outro decreto publicado diz respeito a outro brasileiro, atribuído às virtudes heróicas do Servo de Deus Salvador Pinzetta (nome de batismo: Hermínio Pinzetta), religioso da Ordem dos Frades Menores Capuchinhos; nascido em Casca, no Rio Grande do Sul (Brasil) em 27 de julho de 1911 e falecido em Flores da Cunha (RS) em 31 de maio de 1972.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação