Brasil

Brumadinho: 110 dias após tragédia, cidade visa turismo para se recuperar

Campanha da ATBR mostra que Brumadinho está apta e segura para receber turistas

Beatriz Roscoe*
postado em 14/05/2019 21:10
Campanha visa incentivar turismo em Brumadinho
Passados 110 dias do rompimento da barragem da Vale no Córrego do Feijão, município de Brumadinho, a cidade teve uma diminuição drástica no fluxo de turismo. A atividade é o segundo maior motor da economia de Brumadinho, atrás apenas da mineração. No entanto, desde 25 de janeiro, os hotéis e pousadas estão com apenas 20% de ocupação.
[SAIBAMAIS]A Associação de Turismo de Brumadinho e Região (ATBR) está lançando uma campanha para mostrar que Brumadinho está apta e segura para receber turistas. De acordo com a vice-presidente da ATBR, Eliane de Castro, em 24 de janeiro (véspera do rompimento da barragem), os hotéis e pousadas estavam com uma taxa de 80% a 100% de ocupação. Do dia 25 até fevereiro, o fluxo de turistas foi nulo. "Brumadinho sofreu uma tragédia muito grande e as pessoas passaram achar que a cidade estava inteira debaixo de lama. Mas os acessos à cidade estão liberados, as pousadas estão abertas, os restaurantes estão abertos e tudo sem nenhum problema. Queremos comunicar que estamos aptos a receber e dispostos a receber."

Apenas 5% do território da cidade ficou prejudicado pela lama, os acessos a Brumadinho estão livres e sem qualquer impedimento e os restaurantes, pousadas, hotéis e estabelecimentos de entretenimento estão funcionando normalmente. O Instituto Inhotim, maior museu de arte contemporânea a céu aberto da América Latina, também está funcionando normalmente, e inclusive recebe o festival de música Meca neste fim de semana.

Cristóvão Lana tem 62 anos e mora em Brumadinho há 22. Ele trabalha no ramo de turismo em uma cooperativa de transfer e veículos para locação, com o filho, Brayan, 27. ;Já dirigi para muitos turistas, tanto nacionais quanto internacionais. Todos ficam maravilhados com Brumadinho. A gente precisa ter fé e esperança de que as coisas vão melhorar. E nós gostamos de receber, essa é a hospitalidade mineira. Acredito e espero que as coisas vão melhorar;, relata.

Para o presidente da ATBR, Leonardo Esteves, 34, retomar a rotina é importante para a recuperação de Brumadinho: ;A gente enxerga que precisamos retomar a normalidade e olhar para frente, respeitando a dor de todas as famílias, mas sabendo que existe futuro, existe expectativa. É uma cidade muito bonita, com um povo muito acolhedor;.

Além do Inhotim, Brumadinho conta com outras atrações como parques de ecoturismo com trilhas, cachoeiras, ciclismo, voos de parapente, muitos restaurantes de alta gastronomia, passeios históricos e artesanato. A campanha conta com o hotsite www.abracebrumadinho.com.br, criado especialmente para apresentar o tema e filmes da campanha e direciona os visitantes para o site www.visitebrumadinho.com.br e para o Museu de Inhotim (www.inhotim.org.br), em que o visitante pode encontrar informações sobre hospedagem, restaurantes e roteiros turísticos na região de Brumadinho.

* Estagiária sob supervisão de Roberto Fonseca

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação