Brasil

Parte de túnel desaba na Zona Sul, e Rio de Janeiro tem dia de caos

O teto do túnel atingiu um ônibus, mas ninguém se feriu. Engarrafamento ultrapassou os 100km

Rafaela Gonçalves*
postado em 17/05/2019 13:15
Teto de túnel sobre frente de ônibus no Rio de JaneiroParte do teto do Túnel Acústico Rafael Mascarenhas, na Zona Sul do Rio de Janeiro, despencou, no começo da tarde desta sexta-feira (17/5), atingindo a frente de um ônibus. Além do motorista, havia dois passageiros no veículo. Ninguém se feriu.

A queda da estrutura, que liga a Gávea a São Conrado, em pleno horário de almoço, provocou caos no trânsito, gerando um engarrafamento de mais de 100km. A chuva, que cai na cidade há cerca de três dias, tornou o dia do carioca ainda mais caótico. O trânsito na Avenida Niemeyer ficou completamente paralisado.

O Centro de Operações da cidade entrou em estado de crise às 12h35, devido à dificuldade de mobilidade que se instalou na cidade. As autoridades passaram a buscar rotas alternativas para orientar os motoristas e tentar desafogar o trânsito. Além desse incidente, um acidente com morte no Túnel Rebouças piorou a situação.

[VIDEO1]

O Túnel Rafael Mascarenhas, onde houve o desabamento, ganhou esse nome em homenagem ao filho da atriz Cissa Guimarães, que morreu no local após ser atropelado enquanto andava de skate, em 2010. Na hora do atropelamento, o túnel estava fechado para o trânsito de carros.

Chuvas

A chuva castiga o Rio de Janeiro há três dias. Na quinta-feira, um deslizamento de terra provocou a interdição da Avenida Niemeyer, importante ligação entre as zonas Sul e Oeste da cidade. O trecho é o mesmo que havia sido atingido pelo forte temporal em abril deste ano. Uma casa foi atingida, mas não houve vítimas. A avenida e a ciclovia estão interditadas em ambos os sentidos sem previsão de reabertura e os motoristas desviaram pela Autoestrada Lagoa-Barra.

O sistema Alerta Rio atentou para chuva moderada ao longo de todo o dia, e a Marinha emitiu alerta para as ressacas que podem atingir a orla chegando até a 2,5m nesta sexta-feira. A previsão dos ventos são de moderados e fortes, e a temperaturas permanecerão amenas, com máxima prevista de 27;C.

* Estagiária sob supervisão de Humberto Rezende

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação