Brasil

Briga entre detentos deixa 15 mortos em presídio de Manaus

Briga entre detentos acabou resultando em mortes e confusão no Complexo Penitenciário Anísio Jobim (Compaj), onde, em 2017, houve um massacre com 56 óbitos. Batalhão do Choque da PM foi chamado para conter motim

Correio Braziliense
Correio Braziliense
postado em 27/05/2019 06:00
Familiares de detentos fizeram protesto durante o tumulto que estouro na hora da visita e fecharam rodovia

Pelo menos 15 detentos foram mortos no Complexo Penitenciário Anísio Jobim (Compaj), em Manaus. A Secretaria de Comunicação do Governo do Amazonas informou que os óbitos aconteceram durante uma briga entre os presos.

A confusão começou durante horário de visita. As autoridades evitaram usar o termo rebelião. Os parentes dos detentos foram retirados às pressas do local.

A Secretaria de Administração Penitenciária (Seap) acionou o Batalhão de Choque da Polícia Militar, que entrou no complexo por volta do meio-dia. A situação foi controlada por volta das 15 horas, mas a falta de informações sobre as vítimas deixou dezenas de familiares sob tensão na entrada do Complexo. O Instituto Médico Legal (IML) foi acionado para a remoção dos corpos.

Segundo o secretário de Segurança Pública do Estado, coronel Louismar Bonates, alguns assassinatos ocorreram na presença de parentes das vítimas. Um grupo de mulheres chegou a bloquear o trânsito da BR-174, que fica em frente ao Compaj, mas uma equipe do Batalhão de Choque da Polícia Militar desobstruiu a via sob protestos.

De acordo com o secretário, foi determinado o reforço em outras unidades do sistema prisional, por medida de precaução. Helicópteros do Departamento Integrado de Operações Aéreas fizeram sobrevoo no sistema, durante a tarde.

Não há informações sobre fugas e não houve agentes penitenciários reféns. Bonates comunicou que a secretaria investiga a motivação do motim. ;As câmeras internas registraram todos os crimes e vamos encaminhar as informações à Justiça;, declarou.

A unidade é a mesma onde ocorreu uma rebelião que resultou na morte de 56 pessoas em janeiro de 2017. O motim durou mais de 17 horas e foi considerado pelo secretário ;o maior massacre do sistema prisional; do Estado.

No Espírito Santo, também houve um motim na manhã de ontem. A rebelião ocorreu na Casa de Custódia de Vila Velha. A Secretaria Estadual de Justiça do estado capixaba informou que 65 detentos foram responsabilizados pelo motim. Não houve registros de feridos durante a confusão.

Denúncia


Em novembro de 2017, o Ministério Público denunciou à Justiça 213 pessoas acusadas de envolvimento com as mortes cometidas em Manaus. A investigação mostrou que integrantes da facção Família do Norte (FDN) perseguiram, capturaram, torturaram e mataram rivais do Primeiro Comando da Capital (PCC). O ataque foi o primeiro de uma série de massacres que se repetiu em Roraima e no Rio Grande do Norte. Ela é atribuída à disputa entre as facções pelo controle do mercado de drogas ilícitas.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação