Brasil

Manifestação pela legalização da maconha em frente ao STF tem 20 detidos

Ação que poderia descriminalizar o porte de drogas foi retirada da pauta do Supremo pelo presidente da Corte

Renato Souza
postado em 30/05/2019 18:00
Manifestantes carregavam cartazes com frases favoráveis a descriminalização das drogas, principalmente a maconhaUm grupo de manifestantes se reuniu em frente ao Supremo Triunal Federal (STF) na tarde desta quinta-feira (30/5) para pedir a descriminalização do porte de drogas. A manifestação acabou com 20 pessoas detidas, que segundo a Polícia Militar do Distrito Federal portavam quantidades variadas de maconha.

Além de carregar cartazes com frases favoráveis à descriminalização das drogas, principalmente a maconha, os manifestantes também vestiam blusas com desenhos da folha da planta. Ao todo foram 14 maiores de idade e seis menores de 18 anos flagrados com porções de maconha. Um dos detidos, que estava com uma quantidade maior de droga, pode ser enquadrado no crime de tráfico, que prevê prisão.

Julgamento adiado

O julgamento de uma ação que poderia alterar artigos da Lei de Drogas estava previsto para ocorrer na próxima quarta-feira (5/6), mas foi retirado da pauta, sem anúncio de nova data, por Dias Toffoli, presidente da Corte. Toffoli também adiou para o dia 13 a continuidade do julgamento que deve resultar na criminalização da homofobia e transfobia (a maioria dos ministros já se manifestou pela criminalização).

As decisões de Toffoli ocorreram após encontros do ministro com integrantes do Poder Executivo, entre eles o presidente Jair Bolsonaro, que falou com o presidente do Supremo horas antes da mudança de agenda do Tribunal. A privatização de empresas estatais teve o julgamento iniciado nesta quinta, continua na próxima semana. O colegiado avalia se é necessário autorização do Congresso Nacional para este tipo de medida por parte do governo.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação