Brasil

Correio debate desperdício de água

postado em 08/06/2019 04:05
; MARINA TORRES*

O país perde, todos os anos, um volume de água tratada de 6,5 bilhões de m;, o equivalente a mais de 7 mil piscinas olímpicas por dia, ou sete vezes o conteúdo das represas do Sistema Cantareira, que abastece a cidade de São Paulo, a maior metrópole do país. Os dados são de uma pesquisa da Oscip (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público) Trata Brasil. Essa situação, bem como a segurança hídrica e o desperdício de água serão discutidos, no próximo dia 13, em um seminário realizado pelo Correio Braziliense.
De acordo com o consultor técnico da Trata Brasil, Pedro Scazuscka, a pesquisa teve o objetivo de fazer o diagnóstico da situação de perda de água no país para subsidiar a discussão de medidas que possam diminuir o problema, já que, no futuro, a água tende a ser um bem cada vez mais escasso. ;Procuramos mostrar a água produzida que as empresas de abastecimento não conseguiram faturar, seja por perdas físicas, seja comerciais. Esse diagnóstico mostrou que, no Brasil, o custo dessa perda ficou acima de R$ 11 bilhões. De cada 100 litros produzidos, o Brasil perde 38. A pesquisa mostra o tamanho da ineficiência do sistema no país;, afirmou.
As perdas físicas analisadas pelo estudo incluem vazamento nas tubulações, limpeza, vazamentos estruturais, lavagem de filtros, descargas, vazamentos na rede e em ramais. O levantamento também considera as perdas aparentes (tidas como comerciais). São elas: ligações clandestinas, ligações sem hidrômetros, hidrômetros parados ou desregulados e ligações inativas reabertas.

Vazamentos

O consultor explica por que as perdas físicas ocorrem. ;A tendência de um sistema de produção de água é que cada vez tenha mais perda. Por isso, é necessário construir uma boa infraestrutura. As redes vão se desgastando, e a tendência é de que ocorram mais vazamentos. Para manter o nível de perda, tem que ter um grande esforço de conservação;, disse. Em relação às perdas comerciais, entra a questão de gestão de hidrômetros. ;Do lado da sociedade, as fraudes no abastecimento e as ligações clandestinas são as causas dessas perdas.;
O evento acontecerá no Auditório do Correio Braziliense, em Brasília. As inscrições podem ser feitas pelo link: https:// www.correiobraziliense.com.br/segurancahidrica.

; Estagiária sob supervisão
de Odail Figueiredo

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação