Brasil

AGU lutará por bloqueio

Após a Justiça derrubar de forma cautelar o contingenciamento de verbas em unidades de ensino, União deve protocolar recurso amanhã no Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1), a segunda instância no caso, para garantir cortes.

postado em 09/06/2019 04:05
A Advocacia-Geral da União (AGU) está preparando um recurso para derrubar a decisão da juíza federal Renata Almeida de Moura Isaac, que suspendeu os bloqueios orçamentários realizados pelo Ministério da Educação (MEC) sobre as verbas destinadas às universidades federais e ao Instituto Federal do Acre. A defesa deve ser protocolada amanhã no Tribunal Regional Federal da 1; Região (TRF-1), que funciona como segunda instância no caso.

Em sua decisão cautelar (provisória), a juíza federal da Bahia acolheu uma série de ações populares que foram apresentadas contra o Ministério da Educação. A magistrada analisou um total de oito ações, uma delas movida pela chapa Aliança pela Liberdade, que comanda o Diretório Central dos Estudantes da Universidade de Brasília (UnB).

Ela apontou para os riscos de paralisação das atividades das instituições de ensino, o que, na sua visão, ;implicará em ofensa ao princípio da vedação ao retrocesso social;. O descumbrimento poderá ser alvo de multa de R$ 100 mil.

Os bloqueios orçamentários foram definidos pelo Ministério da Economia, em revisão das estimativas de receitas. ;A AGU ainda não foi intimada, mas já prepara recurso;, informou o órgão. Para a juíza, embora seja possível que o gestor público imponha limites para obedecer às leis orçamentárias, ;estes limites não devem permitir a inobservância de preceitos constitucionais, tais como o direito social à educação e a obrigação da União de financiar as instituições de ensino federais;.

Obrigações
Renata Almeida enfatizou que o ministro da Educação, Abraham Weintraub, classificou as universidades como promovedoras de ;balbúrdia; em seus câmpus. Ele focou as críticas em três unidades de ensino: a Universidade de Brasília (UnB), a Universidade Federal Fluminense (UFF) e a Universidade Federal da Bahia (UFBA).

;Não há necessidade de maiores digressões para concluir que as justificativas apresentadas não se afiguram legítimas para fins de bloqueio das verbas originariamente destinadas à UnB, UFF e UFBA, três das maiores e melhores universidades do país, notoriamente bem conceituadas, não apenas no ensino de graduação, mas também na extensão e na produção de pesquisas científicas;, observou a magistrada.

Em conclusão, a juíza defendeu que é preciso a liberação dos recursos para que as instituições não ;se sujeitem ao risco de não cumprir obrigações contratuais;. Renata Almeida apontou que o contingenciamento afeta serviços básicos e imprescindíveis à continuidade da atividade acadêmica, como custos de energia, água, vigilância, limpeza e manutenção. ;A União estará se eximindo de obrigações expressamente consignadas no texto constitucional;, concluiu a magistrada.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação