postado em 12/06/2019 04:15
A perda de água potável no país seria suficiente para abastecer 60 milhões de pessoas em um ano, de acordo com um estudo da Trata Brasil. A segurança hídrica e o desperdício de água serão discutidos amanhã em seminário realizado pelo Correio Braziliense, das 8h às 12h30, no auditório do jornal.
O Brasil perdeu cerca de 38,3% da água em 2017. O indicador de perdas na distribuição apresentou aumento de 1,3 ponto percentual nos últimos cinco anos. Em relação a nações menos desenvolvidas, o país apresenta índices preocupantes em perdas de faturamento. Com 39,7%, o Brasil fica atrás de países como Etiópia (38%), Uganda (33,5%) e Senegal (33,2%). A nação com a menor perda é a Dinamarca, com 6,9% em 2015.
O presidente executivo do Instituto Trata Brasil, Édison Carlos, chama a atenção da população para a necessidade do consumo consciente da água. ;Num cenário de imprevisibilidade do clima e consumo de água, não cabe mais manter o assunto perdas de água apenas na esfera técnica. A sociedade, a imprensa, formadores de opinião e outros precisam se apropriar do assunto, pois, no fim, o que resulta é a diminuição da água para todos os usos, especialmente faltando aos cidadãos,; afirmou na pesquisa. (MT)