Brasil

Chuva forte alaga ruas e aulas de universidades são suspensas em Recife

Por causa das fortes chuvas, as Universidades Federal e Rural de Pernambuco suspenderam as atividades acadêmicas e administrativas nesta quinta-feira

Diário de Pernambuco
postado em 13/06/2019 12:36
Próximo a integração Tancredo Neves
Manhã de caos no Recife. Nesta quinta-feira (13), a cidade acordou embaixo d;água ocasionando vários transtornos para a população. Pontos de alagamento foram registrados nos bairros do Espinheiro, Graças, Santo Amaro, Nova Descoberta, Parnamirim, Torre, Prado e San Martin. Moradores de Olinda também informaram sobre pontos de inundação e congestionamento nas principais vias da Cidade Alta, como as Avenidas Carlos de Lima Cavalcanti e Getúlio Vargas.

A Estação Joana Bezerra fechou por volta das 11h desta quinta (13), por conta de alagamento. De acordo com a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) os usuários com destino à Linha Sul oriundos de Jaboatão ou Camaragibe devem desembarcar na Estação Recife. Na sexta (14) as Linhas Centro e Sul do Metrô funcionarão das 5h às 9h e das 16h às 20h, apenas nos horários de pico do sistema.

[SAIBAMAIS]O Túnel Josué de Castro foi bloqueado por agentes da Autarquia de Trânsito e Transporte (CTTU) devido à intensidade de chuva. Os condutores que estão na Avenida República Árabe Unida e desejam acessar a Avenida Antônio de Goes devem seguir pelas vias paralelas à Rua Manoel de Brito.

No bairro de Dois Unidos, na Zona Norte do Recife, a parede de um imóvel cedeu. O deslizamento ocorreu na rua Leôncio Rodrigues. Uma equipe da Defesa Civil foi acionada por volta das 7h30 e se deslocou até o endereço para atender à família. Não há registro de feridos.

[SAIBAMAIS]Na Avenida Abdias de Carvalho o trânsito está lento nos dois sentidos, tanto para quem segue com sentido ao Recife, como quem trafega em direção à BR-101. Próximo à Faculdade Estácio, pedestres encontram dificuldades para caminhar e veículos menores passam lentamente por conta do alagamento.

No cruzamento da Abdias com a rua Santa Edwirges, no bairro do Prado, o trânsito também está lento por conta da inundação na área. Parte do comércio fechou as portas diante da impossibilidade de acesso devido ao acúmulo de água.

Ontem, a Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) emitiu um alerta informando sobre a possibilidade de chuvas moderadas a fortes na Região Metropolitana do Recife.

A Defesa Civil do Recife mantém um plantão e pode ser acionada através do telefone 0800.081.3400. A ligação é gratuita e o atendimento é realizado por 24h. A orientação é que, em caso de necessidade, moradores de locais de risco procurem abrigos seguros.

Universidades suspendem aulas

As Universidades Federal e Rural de Pernambuco suspenderam as atividades acadêmicas e administrativas nesta quinta-feira (13). Em decorrência das fortes chuvas registradas na Região Metropolitana do Recife (RMR) ao longo da madrugada e desta manhã e das dificuldades de mobilidade ocasionadas, não haverá expediente nas unidades.

A UFPE suspendeu as aulas no Campus Recife. As direções dos Campi de Vitória (CAV) e Caruaru (CAA) decidirão separadamente de acordo com a situação de cada local. Apenas os serviços essenciais devem ser mantidos.

Já a Administração Superior da UFRPE informou que as atividades foram suspensas até o meio dia. Após esse horário, a Universidade emitirá um novo comunicado sobre como ficará o funcionamento nos turnos da tarde e da noite.

A medida afeta os campi Dois Irmãos/Recife, Cabo de Santo Agostinho (UACSA) e Colégio Dom Agostinho Ikas. Já nas Unidades de Garanhuns (UAG) e Serra Talhada (UAST), as direções locais devem analisar a presente situação e tomar as medidas referentes à suspensão ou não das atividades.

Os turnos da tarde e noite da Universidade de Pernambuco (UPE), nos campi Santo Amaro, Benfica, Camaragibe e Mata Norte também foram suspensos. As direções dos demais campi decidirão separadamente de acordo com a situação de cada local. A UPE recomendou, ainda, o abono de faltas ocasionadas no período da manhã.

Diante da previsão da continuidade de chuvas ao longo do dia, a Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) informou que também suspendeu as atividades acadêmicas nos turnos da tarde e noite desta quinta-feira. As atividades administrativas serão suspensas a partir das 16h


Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação