postado em 20/06/2019 04:16
A Universidade de Brasília (UnB) alcançou a15; posição no ranking das melhores universidades da América Latina, de acordo com levantamento da revista britânica Times Higher Education. Na edição passada, a instituição ocupava o 16; lugar. O Brasil tem 12 universidades entre as 20 mais bem colocadas.
Pela primeira vez, porém, o país não lidera o ranking. A Pontifícia Universidade Católica do Chile lidera a pontuação neste ano. No ano passado, a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) conquistou a liderança, desbancando a Universidade de São Paulo (USP). Este ano, a Unicamp caiu para a terceira posição e a USP voltou ao segundo posto.
Também perderam posições na lista, em relação ao ano anterior, as universidades federais do Rio Grande do Sul (UFRGS), do Rio de Janeiro (UFRJ), da Bahia (UFBA) e de São Carlos (UFSCar).
Pesquisas
A reitora da UnB, Márcia Abrahão, parabenizou a comunidade acadêmica da instituição pelo feito. Em uma publicação nas redes sociais, ela escreveu: ;Parabéns à nossa comunidade! Resultado de trabalho sério e de alta qualidade;.
Das 150 instituições da América Latina que aparecem no ranking da Times Higher Education, 52 são brasileiras. Segundo o relatório, as quedas na lista indicam a necessidade de dar mais atenção às pesquisas. ;Várias instituições brasileiras tiveram menor pontuação por impacto de citações este ano, o que sugere que o país deve dar mais atenção à qualidade da pesquisa para evitar queda maior no futuro;, afirma o documento.
A revista britânica analisou cinco aspectos das universidades: ensino (ambiente de aprendizagem); pesquisa (volume, renda e reputação); citações (influência da pesquisa); perspectiva internacional (pessoal, estudantes e pesquisa); e renda da indústria (transferência de conhecimentos).