Brasil

Dez presos em ataque a banco em Uberaba

Bandidos causam terror na cidade mineira ao explodir uma agência bancária, trocar tiros com a polícia e fazer sete reféns na madrugada de ontem. Duas pessoas ficaram feridas, uma em estado grave depois de ser atingida na cabeça

postado em 28/06/2019 04:04
Criminosos se entregaram depois de duas horas de negociação durante cerco policial na BR 262, entre Uberaba e Araxá




Criminosos fortemente armados levaram pânico à cidade de Uberaba, no Triângulo Mineiro ; na madrugada de ontem. Eles explodiram uma agência bancária e se envolveram em um tiroteio. Duas pessoas ficaram feridas. Esta é segunda vez, em menos de dois anos, que a população do oitavo maior município de Minas Gerais vive momentos de terror. Em novembro de 2017, bandidos assaltaram a empresa de transporte de valores Rodoban, praticamente sitiando a cidade.

O levantamento inicial da Polícia Militar mostra que o ataque foi coordenado. Por volta das 3h45, a quadrilha chegou à cidade divida em vários veículos. Inclusive, utilizaram caminhões para bloquear vias e evitar a aproximação dos policiais. Depois, seguiram até a agência do Banco do Brasil, no Centro da cidade, onde explodiram o cofre. A quantia levada ainda não foi apurada.

O estrondo foi ouvido na região e alertou os policiais, que entraram em confronto com os bandidos. Durante o tiroteio, uma jovem de 21 anos foi atingida na cabeça e levada para o hospital, onde foi submetida a uma cirurgia e permanece em estado grave. Além dela, um homem, que também não teve o nome revelado, foi ferido na perna por um tiro. Ele também segue internado, mas sem gravidade. Segundo imagens divulgadas em redes sociais, um homem foi preso no capô de um carro usado pelos criminosos com o veículo em movimento.

Depois do ataque, os criminosos fugiram e fizeram sete pessoas reféns em um caminhão que transportava trabalhadores para uma fazenda da região. O veículo foi cercado pelos policiais no km 765 da BR 262, entre Uberaba e Araxá. Por volta das 10h30, depois de aproximadamente duas horas de negociação com os agentes, os criminosos decidiram liberar os reféns. Ao todo, 10 homens foram presos com armamentos pesado. Foram apreendidos 11 fuzis calibres 762 e 556, além de um fuzil calibre .50 e duas pistolas, uma 9 milímetros e outra .40. Além de vasta munição e coletes balísticos.

Próximo ao caminhão, os policiais ainda localizaram uma caminhonete Saveiro com várias munições e marcas de sangue. ;Possivelmente, essas marcas são de bandidos que se feriram no confronto com militares e se embrenharam para o mato;, explica o major Flávio Santiago.

O ataque fez com que a Prefeitura de Uberaba suspendesse as aulas. Por meio de postagens no perfil oficial no Facebook, informou que escolas municipais e Centros Municipais de Educação Infantil (Cemeis) só voltariam a funcionar depois da libração da PM. Outros serviços do Executivo também não funcionaram no início do dia. No início da manhã, as vans escolares e ônibus do transporte coletivo foram recolhidos. A retomada do transporte público foi confirmada por volta das 8h20.

Uberlândia
Também na madrugada, ataques foram registrados em Uberlândia e a polícia acredita que podem ter ocorrido para evitar reforço de efetivo policial à cidade vizinha. A primeira ocorrência foi próximo à empresa de valores Rodoban, no bairro Brasil. Devido à explosão, houve interrupção de energia no local e equipes da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) foram para o local fazer os reparos. Outras explosões também foram ouvidas pela cidade.

Um segundo caso foi registrado nas proximidades do 9; Batalhão de Policiamento Especial (BPE). Não houve feridos. A suspeita é de que os criminosos tentaram simular os ataques para desviar o foco do comando local da PM para a cidade de Uberaba, bem como atrasar o deslocamento.

* Estagiário sob supervisão de Rozane Oliveira



Argentina prende
quadrilha de armas

Uma quadrilha argentina especializada no contrabando de armas e munição para o Brasil, que foi desbaratada pela polícia, negociava a venda de um canhão antiaéreo de 20mm para traficantes brasileiros, informaram as autoridades ontem. O arsenal, com componentes trazidos de Estados Unidos e Europa, foi descoberto na quarta-feira por policiais e agentes da Alfândega do país vizinho, coroando uma operação iniciada em outubro de 2018. Apenas na quarta-feira, foram 923 armas, entre fuzis, metralhadoras e granadas. A peça mais significativa apreendida foi um canhão antiaéreo Oerlikon 20mm, que havia sido roubado de um arsenal militar argentino. Segundo a investigação, a arma estava a ponto de ser vendida para um grupo de traficantes brasileiros, por US$ 1,5 milhão, revelou o jornal La Nación.




Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação