Diário de Pernambuco
postado em 26/07/2019 08:14
Natural do Piauí e lateral esquerdo do Flamengo, o jogador Renê Rodrigues Martins foi atacado e chamado de "paraíba" nas redes sociais após derrota do time para o Emelec, do Equador, durante uma partida da Copa Libertadores, na última quarta-feira (24/7). As ofensas aconteceram quase uma semana após a divulgação de um vídeo em que o presidente Jair Bolsonaro se refere a todos os nordestinos da mesma forma.
Além do vocabulário do presidente, o termo é bastante comum entre os cariocas para diminuir ou generalizar os habitantes da região Nordeste. No Twitter, quando digitados "Renê" e "Paraíba" na barra de pesquisas, vários comentários de ódio são encontrados. Confira:
O piauiense jogou no Sport Club do Recife de 2012 até o fim de 2017, onde foi campeão da Copa do Nordeste e do Campeonato Pernambucano. Depois disso vestiu a camisa do Flamengo e, jogando pelo time carioca, recebeu no ano passado o Troféu Bola de Prata da ESPN e o Prêmio Craque do Brasileirão, do GloboEsporte.com, como Melhor lateral-esquerdo do Campeonato Brasileiro daquele ano. Até o momento em que esta matéria foi publicada, o jogador não respondeu às ofensas.