Brasil

Correio Debate: alimentação saudável é tema de evento gratuito

Políticas públicas, hábitos e ambientes alimentares são alguns dos assuntos que devem ser debatidos para mudar esse quadro

Beatriz Roscoe*
postado em 04/08/2019 08:00
Prato de comida
Apesar de a alimentação adequada e saudável ser um direito humano básico, os brasileiros têm modificado seus cardápios e se alimentado de forma cada vez pior. A mudança de hábito traz consequências visíveis. Nos últimos anos, houve um aumento expressivo de obesidade e sobrepeso em todas as faixas etárias. Além disso, doenças crônicas relacionadas, como câncer, diabetes e doenças do coração, são a principal causa de morte entre adultos.

Políticas públicas, hábitos e ambientes alimentares são alguns dos assuntos que devem ser debatidos para mudar esse quadro. Por isso, o Correio Debate realiza um seminário sobre o tema com especialistas e convidados. A programação conta com uma apresentação dos cenários brasileiro e internacional da alimentação e com painéis sobre as perspectivas de prevenção da obesidade e políticas públicas de enfrentamento da doença.

Entre os convidados, estão: o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta; o professor da Universidade de Auckland Boyd Swinburn; a chefe da Liga de Obesidade Infantil do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), Maria Edna de Melo; o professor titular da USP e coordenador do Núcleo de Pesquisas Epidemiológicas em Nutrição e Saúde (Nupens), Carlos Monteiro; a chefe da área de Saúde e HIV/Aids do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), Cristina Albuquerque; a presidente da Associação Nacional do Ministério Público do Consumidor (MPCon), Sandra Lengruber; a deputada federal Paula Belmonte (Cidadania/DF); e a líder do programa de alimentação saudável do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), Ana Paula Bortoletto.

O evento acontecerá na quarta-feira, 14 de agosto, das 8h às 12h, no auditório do Correio Braziliense. As incrições são gratuitas e podem ser realizadas no site www.correiobraziliense.com.br/correio debate/alimentacaosaudavel/.

* Estagiária sob supervisão de Simone Kafruni

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação