Brasil

Acusado de matar procurador aposentado tem julgamento iniciado nesta terça

Saint'Clair Diniz Martins Souto e o filho foram assassinados a tiros em 2016

Jorge Vasconcellos
postado em 06/08/2019 19:28
José Bonfim Alves Santana, suspeito de matar procurador do Distrito Federal Começou nesta terça-feira (6/8), no Fórum de Vila Rica (MT), a 1.259 km de Cuiabá, o júri popular de José Bonfim Alves Santana, acusado pelo duplo homicídio triplamente qualificado do procurador aposentado do Distrito Federal Saint;Clair Martins Souto e de seu filho, Saint;Clair Diniz Martins Souto, que atuava no Ministério Público do Rio de Janeiro. Eles foram assassinados a tiros em setembro de 2016, na fazenda da família, em Vila Rica. O acusado foi preso três dias e confessou o crime.

[SAIBAMAIS] ;A vida toda subi na tribuna e nunca pude imaginar que já no apagar das luzes, há tantos anos de profissão, querendo parar, eu fosse fazer Justiça ao meu marido e ao meu filho;, comentou Elizabeth Diniz Martins Souto, advogada, viúva de Saint;Clair Martins Souto e mãe de Saint;Clair Diniz Martins Souto. No julgamento, ela atua como assistente da acusação.

;Eu tenho essa obrigação: é uma homenagem que eu faria a meus filhos e netos. Eles eram dois companheiros maravilhosos. Espero que o conselho de sentença e o juiz dê a pena máxima [a Bonfim]. Nenhuma pena substitui a dor. Se a pena dele é temporária, a nossa dor é infinita e eterna;, afirmou.

No início do julgamento, os advogados do réu dispensaram todas as testemunhas que haviam sido arroladas, após o que foi iniciado o debate entre a acusação e a defesa. A previsão do Tribunal de Justiça do Estado de Mato Grosso (TJMT) é que o julgamento esteja concluído na próxima quinta-feira.

O advogado do réu, Oswaldo Augusto Benez dos Santos, diz que tentará a menor pena possível para a Bonfim, já que ele confessou o crime. ;É um dos júris que vai ficar para a história. É um aparato muito grande que, a meu ver, não teria tanta necessidade. Não é porque ele cometeu os delitos que ele se torna uma pessoa extremamente perigosa. Nosso objetivo é atenuar a pena do Bonfim. Ele confessa os dois crimes e a nossa função é uma pena menor;, pontuou.

Segundo a denúncia do Ministério Público Estadual (MPE), no dia do crime, Bonfim, que era gerente da fazenda, atirou em Saint-Clair quando o idoso estava montado em um cavalo. A vítima foi atingida pelas costas enquanto andava pela propriedade.

O funcionário, então, foi até o curral da propriedade e procurou pelo filho da vítima dizendo que o pai havia caído no pasto. Os dois foram a cavalo até o local indicado por Bonfim.

Quando Saint-Clair viu o pai caído, desceu do cavalo e se aproximou. Bonfim, ainda montado no cavalo, atirou e matou a segunda vítima pelas costas. O funcionário ainda escondeu os corpos das vítimas.

Para o MPE, os dois procuradores foram mortos porque eles teriam desconfiado que o funcionário estava furtando gado e revendendo os animais, causando um prejuízo de pelo menos R$ 1 milhão à família. O vaqueiro confessou o crime, tanto à polícia quando à Justiça de Mato Grosso.

Com a quebra do sigilo bancário, a polícia descobriu que a movimentação financeira na conta do funcionário, nos últimos meses que antecederam o assassinato, era bem maior do que salário que ele recebia, de R$ 1,2 mil por mês. Ele foi capturado após fazer um saque em uma agência bancária em Colinas do Tocantins. Bonfim era funcionário da família há oito anos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação