Brasil

Nutricionista ressalta a importância de fiscalizar publicidades alimentares

Para impulsionar a maior fiscalização das propagandas, principalmente as destinadas ao público infantil, o Idec criou o Observatório de Publicidade de Alimentos (OPA)

Maria Eduarda Cardim
postado em 14/08/2019 14:27
líder do programa de alimentação saudável do Instituto de Defesa de Direito do Consumidor (Idec), Ana Paula BortolettoUm dos desafios da alimentação saudável no Brasil é a publicidade de alimentos. O tema exposto nos três painéis do seminário ;Os desafios da alimentação saudável no Brasil;, realizado no Correio Braziliense nesta quarta-feira (14/8), foi ressaltado pela líder do programa de alimentação saudável do Instituto de Defesa de Direito do Consumidor (Idec), Ana Paula Bortoletto.

A nutricionista afirma que apesar do Brasil ter uma lei federal que regulamenta as publicidades alimentares desde 1990, as regras não estão sendo cumpridas. ;Não há demanda pública sobre essa questão. Não há denúncia sobre propagandas abusivas, logo não parece um problema para alguns órgãos;, avalia.

Para impulsionar a maior fiscalização das propagandas, principalmente as destinadas ao público infantil, o Idec criou o Observatório de Publicidade de Alimentos (OPA). Ana Paula Bortoletto explica que o site tem o objetivo de facilitar as denúncias. ;Sabemos que os órgãos estão sobrecarregados, estamos tentando ajudar;, diz.

A líder do programa de alimentação saudável do Idec acredita que a publicidade também pode melhorar com novas legislações. ;Um exemplo, são as as leis que proíbem publicidades alimentar nas escolas, que são vistas na esfera estadual, mas não há uma lei nacional para isso;, pontua.

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