Brasil

Desmatamento na Amazônia cresceu 15% nos últimos 12 meses, diz Imazon

Somente em julho de 2019, a destruição das florestas somou 1.287 km². É um aumento de 66% em relação a julho do ano passado

Hellen Leite
postado em 16/08/2019 10:38
Desmatamento avança na floresta Amazônica
O desmatamento na Amazônia aumentou 15% nos últimos 12 meses, quando comparado com o mesmo período do ano passado. Os dados são do Sistema de Alerta de Desmatamento (SAD), do Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon). Entre agosto de 2018 e julho de 2019, foram desmatados 5.054 km;. Pará, Amazonas e Mato Grosso lideram o ranking do período.

A estatística foi divulgada pela ONG um dia depois do anúncio do fim do Fundo Amazônia, financiado pela Alemanha e Noruega. Mais de R$ 100 milhões seriam usados para proteger a floresta e desenvolver projetos na região.

O Imazon é uma associação sem fins lucrativos qualificada pelo Ministério da Justiça. O sistema usado pelo instituto tem uma metodologia diferente da usada pelo Sistema de Detecção do Desmatamento em Tempo Real (Deter), do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). No entanto, os dados convergem nos indicativos de crescimento do desmatamento.

A organização não é ligada ao Inpe, que no início de agosto divulgou que o desmatamento cresceu 278% no mês de julho, e foi rechaçada pelo ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles.

Segundo a ONG, somente em julho de 2019, mês que fecha o calendário oficial do desmatamento, a destruição das florestas somou 1.287 km;. É um aumento de 66% em relação a julho de 2018. O Acre, que tradicionalmente não costuma aparecer na lista dos estados que mais desmatam, ocupou a terceira posição do ranking com um aumento de 257% no mês.

Somente em julho de 2019, a destruição das florestas somou 1.287 km². É um aumento de 66% em relação a julho do ano passado

[SAIBAMAIS]Os municípios com maiores áreas desmatadas, em julho de 2019, foram Altamira (128 km;) e São Félix do Xingu (96 km;), no Pará, e Porto Velho (78 km;), em Rondônia.

A Unidade de Conservação com a maior área desmatada (82 km;), em julho de 2019, foi a Área de Proteção Ambiental Triunfo do Xingu, no Pará. Em Rondônia estão localizadas as outras duas Unidades de Conservação com maior área desmatada no mês: Florex Rio Preto-Jacundá e Resex Jaci-Paraná que perderam 40 e 25 km;, respectivamente.

Outro ponto de alerta é o desmatamento em Terras Indígenas. As três áreas indígenas mais desmatadas em julho ficam no Pará: as reservas Apyterewa e Trincheira Bacajá, ambas no sudoeste do estado, e a reserva Ituna/Itatá, no sudeste do Pará.

Desmatamento x Degradação

O desmatamento é um processo de conversão da floresta para outros usos da terra, como pastagens, áreas de cultivos agrícolas, mineração, ou mesmo, para fins de urbanização. Para isso, é necessário a remoção completa da cobertura florestal original, enquanto que a degradação florestal remove parcial e temporariamente essa cobertura.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação