Brasil

''Quem manda sou eu'', alerta Bolsonaro sobre superintendência da PF no Rio

O presidente manifestou que, se o diretor-geral da PF, Maurício Valeixo, não quiser escolher Carlos Henrique Oliveira, terá que falar com ele antes

Rodolfo Costa
postado em 16/08/2019 11:31
Presidente Jair Bolsonaro.O presidente Jair Bolsonaro negou que a Superintendência da Polícia Federal no Rio de Janeiro passará a ser exercida por Carlos Henrique Oliveira, atual superintendente da PF em Pernambuco. Nesta sexta-feira (16/8), na saída do Palácio da Alvorada, declarou que a chefia da corporação no Rio será exercida pelo superintendente no Amazonas, Alexandre Silva Saraiba. E manifestou que, se o diretor-geral da PF, Maurício Valeixo, escolher outro nome, terá que falar com ele antes. ;Quem manda sou eu;, avisou.

A mudança na Superintendência no Rio é justificada por Bolsonaro como uma questão de ;produtividade;. ;Eu não falei falta de produtividade. É muito simples. Ele (Ricardo Saadi, agora ex-superintendente) vai produzir melhor para onde está indo. Queria estar no lugar dele;, declarou. A previsão é que Saadi seja transferido para atuar em Brasília. ;Está vendo aí. Vai produzir mais aqui. Vai ter maior produtividade. Ele está indo a mesma coisa, mudar para uma cidade do interior para uma cidade na beira da praia;, sustentou.

O presidente evitou dar muitas declarações, sendo evasivo nas justificativas. ;O motivo? Não interessa o motivo. Vai produzir melhor em outro lugar. (Ele) cansou da região, está manjado, às vezes. Às vezes (é) para proteger (a família). E a gente não tem que dar satisfação;, afirmou. Em nota, a PF informou, na quinta (15), que a ;troca da autoridade máxima do órgão no estado (RJ) já estava sendo planejada há alguns meses e o motivo da providência é o desejo manifestado, pelo próprio policial, de vir trabalhar em Brasília, não guardando qualquer relação com o desempenho do atual ocupante do cargo;, comunicou.

Poder de veto

A PF divulgou, em nota, que o posto seria exercido por Carlos Henrique Oliveira. Bolsonaro, no entanto, negou. ;Não, pelo que eu sei, é um que está em Manaus, o superintendente de Manaus;, avisou. O presidente alertou que, se Valeixo tiver outra opção, terá que conversar. ;Se resolveu mudar, vai ter que falar comigo. Quem manda sou eu. Eu dou liberdade para meus ministros todos, mas quem manda sou eu. Está pré-acertado que seria o lá de Manaus (Alexandre Saraiba);, afirmou.

O capitão reformado admitiu que a saída de Saadi estava sendo discutida há ;três ou quatro meses;. Mas voltou a declarar, com ainda mais ênfase, que ele tem a palavra final. ;Quando vão nomear alguém, falam comigo. Tenho poder de veto,ou vou ser presidente banana agora? Cada um faz o que bem entende e tudo bem? Não. Hoje mesmo vou publicar no Diário Oficial a troca de um diretor de hospital no Rio. Conversei com ele na segunda-feira. Querem (imprensa) me indispor com a PF? Não vão;, avisou.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação