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Caminhoneiros ameaçam greve em Minas por reajuste na tabela do frete

Transportadores de combustível anunciaram estado de greve nesse domingo (18/8) e podem parar caso não haja atualização do piso mínimo do frete

Cecília Emiliana/Estado de Minas
postado em 19/08/2019 09:51
Caminhoneiros ameaçam parar a qualquer momento, gerando desabastecimento de postos e aeroportos em todo o paísOs transportadores de combustíveis e derivados de petróleo de Minas Gerais podem parar a qualquer momento, gerando desabastecimento de postos e aeroportos em todo o país. O sindicato da categoria (Sinditaque-MG) anunciou estado de greve à partir desse domingo (18).

Segundo o presidente da entidade, Irani Gomes, a principal reinvindicação do movimento é o reajuste na tabela do frete, regida pela Política Nacional de Pisos Mínimos do Transporte Rodoviário de Cargas, instituída em agosto de 2018 pela Lei N; 13.703. "Essa resolução, que foi aprovada a toque de caixa como reação à greve dos caminhoneiros autônomos do ano passado, prejudicou muito as transportadoras, pois gerou uma defasagem de mais de 20% na remuneração das empresas. O transporte de carga perigosa, atualmente, está mais barato que o da carga comum. O que nós queremos é que a legislação seja alterada, de modo a construir uma planilha de remuneração mais justa, pois estamos pagando para trabalhar", esclarece Irani.

De acordo com o presidente do Sinditaque, a expectativa é de que a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) marque uma reunião com a categoria ainda nesta segunda-feira (19). Caso contrário, cerca de mil transportadores sindicalizados podem paralisar suas atividades.

O Sindicato das Empresas Transportadoras de Combustíveis e Derivados de Petróleo do Estado de Minas Gerais (Sinditaque-MG) é o segundo maior do país. Responsáveis por pelo abastecimento integral do aeroporto de Confins, os transportadores mineiros atendem ainda a 30% das necessidades do aeroporto de Brasília.

Caos em 2018

Com duração de um mês, a greve deflagrada em maio de 2018 - desta vez, pelos caminhoneiros autônomos -, alterou de forma significativa a rotina dos brasileiros e trouxe impactos à Economia, tais como: falta de combustível nas bombas (e consequente subida dos preços), alta nos preços dos alimentos, cancelamento de voos e eventos, paralisação do transporte público e até do expediente escolar, devido à ausência de merenda.

O movimento reivindicava, na época, a tabela do frete mínimo, além da correção nos preços do diesel.

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