Jornal Correio Braziliense

Brasil

VÍDEO: Caminhão desgovernado arrasta carros, e uma mulher morre

Acidente aconteceu em Belo Horizonte, em rua onde é proibido o tráfego de veículos de grande porte

Um caminhão desgovernado prensou dois veículos depois de arrastá-los ladeira abaixo em uma rua de Belo Horizonte, na Região Centro-Sul da capital mineira. Segundo o Corpo de Bombeiros, que atendeu o chamado por volta de 10h50 desta segunda-feira (19/8), uma mulher, que estava em um dos véículos, ficou presa às ferragens e não resistiu aos ferimentos. De acordo com informações da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), a vítima é Ivanilda José Basílio Felisberto, 59 anos. O motorista do outro carro conseguiu escapar.

A colisão ocorreu na Rua Professor Anibal de Matos, número 80, no Bairro Santo Antônio. Os bombeiros informam que o caminhão descarregava uma caçamba de entulhos quando "empinou" e perdeu os freios. O motorista tentou jogar o veículo de carga contra uma árvore para evitar a tragédia, mas só parou depois de acertar os carros. A BHTrans interditou a rua, pois esxistia risco de o caminhão continuar descendo a via, que é muito íngreme, provocando novos acidentes.

Veja o vídeo do acidente

[VIDEO1]

Imagens de câmeras de segurança de prédios flagraram o momento em que dois carros foram arrastados pelo caminhão desgovernado. No vídeo, é possível ver os automóveis passanado lado a lado enquanto são empurrados. O veículo vermelho, onde estava Ivanilda José Basílio Felisberto, 59 anos, que morreu, atinge uma lixeira. Segundo o tenente Sílvio Roncone Breygil, a via tem proibição de tráfego de veículos pesados. O motorista do caminhão foi detido.

Testemunhas contaram que o caminhão estava carregando uma caçamba que estava cheia de entulho, quando a parte da frente do veículo se levantou e ele começou a descer a via desgovernado. ;Primeiro, atingiu a calçada e, em seguida um Palio. O motorista deste carro não se feriu. Continuou a descer a rua até atingir a HRV;, explicou o tenente. Este segundo veículo ficou completamente destruído.

Na rua, marcas de ranhuras provocadas pela caçamba, mostram o tamanho da tragédia. As linhas seguem por aproximadamente 30 metros e revelam o caminho percorrido.

O motorista do caminhão, que não teve o nome divulgado, foi detido e levado para a companhia da PM. De lá será encaminhado para a delegacia. ;Será autuado nas leis de trânsito por transitar em local proibido, além de responder pela morte da condutora;, afirmou o tenente.

[FOTO1437900]


O resgate mobilizou dois guinchos, cinco viaturas dos bombeiros, duas da PMMG, um carro fúnebre, uma ambulância do SAMU, além da perícia. A príncipio, as autoridades não descartavam a possibilidade de haver outros mortos ou feridos, mas, após a ação, foi constatada apenas a condutora do carro.

"Nasci de novo"

Com o terço nas mãos e ainda com os olhos marejados, o mecânico de ar condicionado Marcos Aurélio Braga, 44 anos, ainda pegava pertences em seu carro, que foi arrastado por mais de 20 metros pelo caminhão-caçamba que desceu desgovernado. Ele se salvou por ter pulado do veículo pouco antes de ser atingido.

Depois de se salvar, Marcos sentou na calçada e chorou copiosamente. Recebeu ajuda de moradores da região. Ainda trêmulo, mesmo horas depois do acidente, o mecânico ainda se emociona ao relembrar dos momentos de terror.

;Estava trabalhando em frente o prédio esperando meu colega, quando ouvi o barulho. Olhei para trás e vi o caminhão descontrolado. Não vi outra saída senão pular;, disse o mecânico.

O homem afirma que ajudou o motorista do caminhão a tentar salvar a mulher que estava no veículo esmagado. ;Tentamos tirar ela, mas não tinha mais o que fazer;, contou.

Depois, Marcos sentou na calçada e não conseguiu se conter, e chorou bastante. ;Fui ajudado por moradores que me deram água. Tenho 44 anos, mas considero que nasci de novo;, disse com um terço e uma cruz nas mãos. ;Só pensei nos meus dois filhos;, completou.

Veículos pesados não são permitidos

O caminhão-caçamba não poderia trafegar pela Rua Professor Anibal de Matos, local do acidente. Segundo o tenente Sílvio Roncone Breygil, a via tem proibição de tráfego de veículos pesados. De acordo com a BHTrans, o veículo também não tem Autorização Especial pra Trânsito de Veículo (AETV). A motorista do veículo atingido morreu na hora. O motorista do caminhão foi detido.

Testemunhas contaram que o caminhão estava carregando uma caçamba que estava cheia de entulho, quando a parte da frente do veículo se levantou e ele começou a descer a via desgovernado. ;Primeiro, atingiu a calçada e, em seguida um Palio. O motorista deste carro não se feriu. Continuou a descer a rua até atingir a HRV;, explicou o tenente.

Este segundo veículo ficou completamente destruído. Guinchos de potência mais alta foram usados para segurar o caminhão-caçamba para que a vítima, Ivanilda José Basílio Felisberto, 59 anos, fosse retirada do automóvel.