Brasil

Dia vira noite em São Paulo devido a poluição e queimadas; veja fotos

Nesta segunda-feira (19/8), o céu de São Paulo ficou completamente escuro por volta das 16h

Maria Baqui*
postado em 19/08/2019 19:58
Céu de São Paulo fica completamente escuro, nesta segunda-feira (19/8)Os moradores da capital paulista ficaram espantados, nesta segunda-feira (19/8), quando o dia "virou noite" de repente, no meio da tarde, por volta das 16h. O céu escuro, segundo meteorologistas, foi causado pelo acúmulo de poluição. O episódio gerou uma série de postagens da internet (veja galeria abaixo) e se tornou o tema mais comentado no Twitter.

Segundo a meteorologista Helena Balbino, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o fenômeno foi causado pela convergência de massas de ar vindas de localizações diferentes, como ventos do Sudeste e do Norte. "Isso fez com que São Paulo estivesse imersa em uma nuvem com muitas partículas poluentes", explica. Em outras palavras, as nuvens que causaram a escuridão no meio da tarde são compostas de aerossóis e partículas provenientes do excesso de poluição urbana.

A formação de nuvens mais baixas, acrescenta a especialista, têm relação direta com o choque de temperaturas na capital paulista. Segundo ela, a fumaça proveniente de queimadas no Acre, em Rondônia, na Bolívia e no Paraguai contribui para a formação dessas nuvens.

De acordo com o Climatempo, São Paulo enfrentará, a partir desta semana, quedas de temperatura, chuvas intensas e alta nebulosidade.

[FOTO1437910]

*Estagiária sob supervisão de Humberto Rezende

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação