Brasil

Famosos fazem apelo nas redes sociais sobre queimadas na Amazônia

Segundo o Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM), até 14 de agosto foram registrados 32.728 focos de calor

Maria Baqui*
postado em 21/08/2019 16:47
IPAM: 32.728 focos de calor foram identificados na AmazôniaCom a concentração de queimadas na Amazônia, milhares de pessoas ao redor do mundo têm se mobilizado nas redes sociais. A hashtag #PrayForAmazonas está entre as mais utilizadas mundialmente no Twitter e Instagram.

Várias celebridades também postaram, nas redes sociais, conteúdo em apoio à preservação da Floresta Amazônica, como a atriz Bruna Marquezine, que pediu, no Instagram, para que os usuários do aplicativo assinassem a petição da ONG Greenpeace ;Save The Amazon;.
[VIDEO1]

A atriz e cantora americana Demi Lovato também se solidarizou com a causa e postou nos Stories do Instagram: "A Amazônia tem queimado há três semanas e só agora estou descobrindo isso, por causa da falta de cobertura da mídia. ESTE É UM DOS ECOSSISTEMAS MAIS IMPORTANTES DA TERRA. ESPALHE CONSCIENTIZAÇÃO #PrayforAmazonia", escreveu a cantora e, em outro Stories, continuou: "Se você não é do Brasil e não sabe o que está acontecendo aqui, aqui vai. A maior floresta tropical do mundo está em chamas, pelo 16; dia. E a mídia não está dando a mínima para isso. #PrayforAmazonia".

Já o filho de Will Smith, Jaden Smith, se pronunciou no feed do aplicativo de fotos: "A Amazônia está no fogo, isso é terrível, é um dos maiores coletores de carbono do mundo, espalhem a palavra".

[VIDEO2]

A musa do funk Anitta postou vários vídeos em apelo às crescentes queimadas no estado. Em um dos registros, a cantora dá ênfase ao pertencimento do território brasileiro à população indígena, que já habitava terras do Brasil muito antes da colonização europeia.

[VIDEO3]

O Instagram foi o meio escolhido pela ativista Luisa Mell para divulgar carta aberta ao presidente Jair Bolsonaro. Na publicação, Mell cita dados do Instituto Nacional de Pesquisa Espaciais a fim de questionar Bolsonaro sobre o silêncio a respeito das queimadas e do desmatamento descontrolado.
"Senhor presidente da República, respeite o povo brasileiro. Assuma sua responsabilidade! Não nos trate como idiotas. Sim, época de seca na Amazônia, mas as causas naturais não são suficientes para explicar a magnitude dos incêndios neste ano. É um crime contra toda a humanidade o que acontece neste momento. O senhor pode dizer que os números mentem, pode tentar acusar os cientistas de estarem contra o senhor. Pode tentar jogar a culpa nas ongs. Mas a verdade se impõe. Será o senhor um esquecido?", afirma Luisa Mell em trecho da carta.
Outros artistas também se pronunciaram acerca do assunto, como o rapper Chris Brown, a atriz Cara Delevigne, a cantora Lauren Jauregui e a modelo internacional Gisele Bündchen.

[VIDEO4]


Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação