Agência Estado
postado em 22/08/2019 08:31
A primeira versão desta reportagem informava que os veículos do programa eram caminhões. Serão ônibus. Segue texto corrigido:
Cinco ônibus a serviço da Prefeitura de São Paulo estão cruzando os bairros da cidade para fazer a castração de animais domésticos. O programa Castramóvel faz parte do rograma Permanente de Controle Reprodutivo de Cães e Gatos (PPCRCG), que existe desde 2011. Nesta terça-feira, 21, o prefeito Bruno Covas (PSDB) fez cerimônia de entrega dos veículos, na Praça Charles Miller, no Pacaembu, zona oeste da cidade.
Os caminhões possuem centro cirúrgico para fazer a castração de cães e gatos. A previsão é que as unidades façam 25 mil atendimentos ainda em 2019, com foco na população de baixa renda. Os recursos são de emenda parlamentar do vereador Xexéu Trípoli (PV), ligado a causas ambientais.
Equipes das Prefeitura irão avisar nos bairros, com antecedência, quando os ônibus vão passar. Assim, os proprietários dos pets farão cadastro para ter o atendimento.
O serviço de castração gratuita também é feito em clínicas credenciadas. Para isso, o cidadão deve fazer cadastro e receber uma indicação para comparecer a um das clínicas credenciadas. As informações estão .
No ano passado, segundo informações da Secretaria Municipal da Saúde, cerca de 104 mil cães e gatos foram castrados pelo programa municipal.