Brasil

Preso ex-deputado suspeito de desvio

Correio Braziliense
Correio Braziliense
postado em 23/08/2019 04:05
Agentes da PF cumpriram 21 mandados de prisão temporária e 24 de busca e apreensão em operação contra fraudes em licitação no Porto de Santos

A Polícia Federal prendeu, ontem, o ex-deputado federal Marcelo Squassoni (PRB-SP), além de ex-funcionários da Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp), durante uma operação contra o desvio de verba no Porto de Santos, o maior da América Latina. De acordo com as investigações, pelo menos R$ 100 milhões podem ter sido desviados por meio de fraudes em contratos e licitações.

A ação, batizada de Operação Tritão, foi deflagrada para o cumprimento de 21 mandados de prisão temporária e 24 de busca e apreensão. Os mandados foram expedidos pela 5; Vara Federal de Santos. Squassoni não foi localizado em casa, pelas equipes policiais, no entanto, se entregou na Superintendência da PF, na capital paulista, durante a manhã.

De acordo com a Polícia Federal, os investigados devem responder pelos crimes de organização criminosa, associação criminosa, fraude a licitações, e corrupção ativa e passiva. Três empresas foram alvo de busca, por suspeitas de estarem envolvidas nas fraudes. Duas delas tiveram os contratos rescindidos após uma auditoria interna da Codesp apontar suspeitas de irregularidades.

A primeira fase da operação foi deflagrada em outubro do ano passado. Na ocasião, se investigava desvios em contratos de até R$ 80 milhões. As diligências começaram após um vídeo ser publicado na internet, em setembro de 2016, em que o assessor da presidência da Codesp, Carlos Antonio de Souza, aparecia negociando um contrato relacionado à digitalização de documentos. Nas imagens, ele falava os valores e nome da empresa vencedora, mesmo antes de ter ocorrido a licitação. (RS)

  • Campanha para acertar vacinas

    O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, disse ontem que o governo está preparando para o mês de outubro uma campanha de multivacinação, a fim de que as pessoas coloquem a carteira de vacinação em ordem. Os registros já serão feitos em uma carteira digital. ;Porque é muito difícil ter em memória qual vacina e quando tomou, se vai viajar para algum lugar que exige a vacina. O aplicativo de vacinas no meio eletrônico vem para facilitar muito o controle das famílias;, explicou.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação