Brasil

Sete estados da Amazônia Legal têm GLO Ambiental autorizada por Bolsonaro

Acre, Amazonas, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins contarão com o reforço das Forças Armadas no combate às queimadas

Ingrid Soares
postado em 26/08/2019 12:29
Garantia da Lei e da Ordem AmbientalDe acordo com o Ministério da Defesa, até o domingo (25/8), dos nove estados que compõem a Amazônia Legal, sete tiveram a Garantia da Lei e da Ordem Ambiental (GLOA) autorizada pelo presidente Jair Bolsonaro. A partir da demanda, Acre, Amazonas, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins planejarão as ações de apoio das Forças Armadas em conjunto às iniciativas de combate aos focos de incêndio já em andamento.

As Forças Armadas atuam com duas aeronaves C-130 Hércules, próprias para combater incêndios, em Porto Velho (RO), onde a fumaça, nesta segunda-feira (26/8), provocou o fechamento do aeroporto por cerca de uma hora. O equipamento é composto por cinco tanques de água, que comportam até 12 mil litros de água, e dois tubos que se projetam pela porta traseira do avião.

Ainda segundo a pasta, para realizar a missão, o avião tem que sobrevoar a área do incêndio a uma altura de 150 pés, aproximadamente 46m de altura. O lançamento, por meio de pressão, dura sete segundos e a própria inércia se encarrega de espalhar o líquido sobre o fogo, por uma linha de 500m. Após despejar a água, a aeronave retorna a Porto Velho, ponto de apoio, onde recebe um novo carregamento.

Ainda no domingo (25/8), 30 bombeiros da Força Nacional chegaram a Porto Velho para auxiliar nas ações de combate às queimadas. O Ministério da Economia descontingenciou ainda, emergencialmente, R$ 38,5 milhões para que o Ministério da Defesa dê continuidade às ações na região da Amazônia Legal.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação