Publicidade

Correio Braziliense

VÍDEO: Tartaruga fica coberta por óleo em praia de Pernambuco

De acordo com o movimento Salve Maracaípe, as imagens foram feitas em Tamandaré, litoral Sul do estado


postado em 13/09/2019 10:16 / atualizado em 13/09/2019 10:18

O vídeo teria sido repassado por um engenheiro de pesca e publicado só após a confirmação dos fatos(foto: Reprodução/Vídeo/Internet)
O vídeo teria sido repassado por um engenheiro de pesca e publicado só após a confirmação dos fatos (foto: Reprodução/Vídeo/Internet)

Um vídeo publicado nas redes sociais pelo Salve Maracaípe, nessa quinta-feira (12/9), mostra o momento exato em que uma tartaruga é resgatada cheia de óleo. Pelo Instagram, o movimento em defesa da natureza definiu como chocante a cena do animal paralisado pelo óleo.

 

De acordo com informações da página, a cena foi filmada na praia de Tamandaré, litoral Sul do estado de Pernambuco. O vídeo teria sido repassado por um engenheiro de pesca e publicado só após a confirmação dos fatos. "Já estávamos de posse desse vídeo há dois dias mas ainda não tínhamos informações precisas se está cena era desse vazamento ou de um vazamento de outra época", diz trecho.

 

No último dia 27, a Promotoria de Justiça do Meio Ambiente do Ministério Público de Pernambuco em Ipojuca informou que abriria uma investigação sobre o vazamento, numa área de mangue, de 5 metros cúbicos de resíduo oleoso (óleo e água) oriundos da Refinaria Abreu e Lima, localizada no Complexo de Suape. 

 

Ver essa foto no Instagram

Chocante. Sem dúvidas, umas das imagens mais tristes e impactantes que recebemos até agora. Já estávamos de posse desse vídeo há dois dias atrás mas ainda não tínhamos informações precisas se está cena era desse vazamento ou de um vazamento de outra época, e sempre buscamos conferir todas as informações antes de postar/repostar, ainda mais quando chega algo tão chocante como essa imagem. Essa cena ocorreu nesta terça-feira (10/09), na #praiadejacumã, litoral norte do Rio Grande do Norte. Bom, não temos muito mais a dizer, essa imagem fala por si só. Lembrando que nem todos animais que morrem chegam nas praias, o impacto é muito mais profundo do que se imagina, e, infelizmente, não existe uma força-tarefa política para mobilizar investigações robustas e mitigar os danos que estão em pleno vapor, nesse momento, exatamente nesse momento, mais animais marinhos estão morrendo por conta desse óleo, desse mesmo jeito. . . [Editado em 13/09, 08:25h]: a princípio, a informação que chegou pra gente foi que este ocorrido havia acontecido na Praia de Tamandaré, hoje o @elmerdiegooficial nos mandou o link da reportagem da tartaruga que mostra a ocorrência na Praia de Jacumã, RN. Na reportagem, uma notícia boa, as pessoas limparam a tartaruga por quase uma hora e devolveram ela viva ao mar. Agradecemos ao Diego pelas informações %uD83D%uDE4F%uD83C%uDFFF. Segue o link da reportagem: . . https://g1.globo.com/rn/rio-grande-do-norte/noticia/2019/09/11/tartaruga-marinha-e-encontrada-presa-a-manchas-escuras-no-litoral-norte-potiguar.ghtml

Uma publicação compartilhada por Salve Maracaípe (@salvemaracaipe) em

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade