Brasil

Incêndios no Pantanal aumentam 334% em relação ao ano passado

O Mato Grosso do Sul declarou nesta quinta-feira (12/9) estado de emergência

Agência France-Presse
postado em 13/09/2019 21:22

Peixes caíam no chão em uma área afetada por incêndios florestais no Parque Nacional Otuquis, na ecorregião do PantanalOs incêndios registrados em 2019 no Pantanal brasileiro, um santuário de biodiversidade compartilhado com o Paraguai e a Bolívia, aumentaram 334% em relação ao mesmo período do ano passado, levando dois estados brasileiros a declararem o estado de emergência.

Os satélites do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) localizaram 4.515 focos de incêndio entre 1; de janeiro e 11 de setembro no Pantanal, a maior zona úmida do planeta, em comparação com os 1.039 que foram declarados até a mesma data em 2018.

O estado do Mato Grosso do Sul declarou nesta quinta-feira (12/9) o estado de emergência, que permite desbloquear com maior rapidez fundos para lutar contra catástrofes naturais, seguindo o exemplo do vizinho Mato Grosso, que fez a mesma coisa na terça-feira.

O Pantanal é uma planície aluvial ao sul da floresta amazônica, que fica 80% alagada durante a estação úmida entre dezembro e maio. Acolhe uma fauna muito diversa e se situa 62% no território brasileiro, nos estados do Mato Grosso e do Mato Grosso do Sul; 20% no norte do Paraguai e 18% na Bolívia.

O governo do Mato Grosso do Sul indicou nesta quinta-feira que mais de um milhão de hectares tinham queimado em seu território, sobretudo na zona do Pantanal.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação