Brasil

Porta-voz afirma que Bolsonaro vai à ONU

postado em 19/09/2019 04:04
Presidente vai falar sobre a Amazônia na assembleia-geral

Apesar de ainda se recuperar da cirurgia a que foi submetido no último dia 8, o presidente Jair Bolsonaro deve viajar aos Estados Unidos para a abertura da 74; Assembleia Geral das Nações Unidas, que ocorrerá em Nova York, na próxima semana. Na noite de ontem, o porta-voz da Presidência, Otávio Rêgo Barros, disse que o sentimento, a partir da análise da equipe médica, é de que não há mais dúvida na confirmação da viagem, e que isso se deve à boa evolução de saúde de Bolsonaro. Na ONU, o presidente deverá discursar sobre a Amazônia e a soberania do país. O conteúdo do pronunciamento está em fase de ajustes finais.

;Hoje (ontem) o presidente teve um ótimo dia em termos clínicos. Pela manhã, tomou café e fez um circuito de mil metros dentro do pacote da fisioterapia. À tarde, igualmente, mais mil metros. Então, nós temos convicção. E eu afirmo 100% que ele vai a Nova York;, garantiu Rêgo Barros. O deslocamento ao Texas foi cancelado. Portanto, o presidente ficará apenas em Nova York e de lá, retorna ao Brasil. Na terça-feira, a informação dada pelo porta-voz era de que a viagem estava indefinida, pois dependia do parecer dos médicos, que deverão avaliar as condições do presidente amanhã de manhã, no Hospital DF Star, em Brasília.

A previsão é de que a comitiva de Bolsonaro saia de Brasília às 8h da próxima segunda-feira, com chegada prevista para as 16h em Nova York. No dia 24, antes do pronunciamento, ele se encontrará com António Guterres, secretário-geral da ONU. Segundo Rêgo Barros, não estão previstos outros encontros bilaterais. A volta para Brasília ocorrerá na quarta-feira, 25.

Discurso

Na manhã de ontem, o presidente se reuniu com Ernesto Araújo, ministro das Relações Exteriores; Augusto Heleno, ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional; e com o deputado Eduardo Bolsonaro (PSL/SP). Segundo o porta-voz, eles trataram da elaboração do discurso e das principais ideias a serem apresentadas na ONU. ;O teor do discurso está se construindo. Hoje (ontem), inclusive, esta reunião teve como uma das finalidades praticamente fechá-lo. É um discurso no qual ele vai colocar o coração. Em que vai apresentar o nosso país e suas potencialidades e esclarecer, de uma vez por todas, essa questão Brasil e meio ambiente;, concluiu.

O presidente fará a viagem seguindo orientações médicas específicas. Para evitar incômodos, como a pressurização da cabine do avião, a equipe médica da Presidência sugeriu que ele faça o trajeto deitado.


Alerta de investidores
Cerca de 230 fundos de investimento que, juntos, administram US$ 16 trilhões e inclui gestores ligados aos grupos HSBC, BN Paribas e Mitsubishi, pediram ao Brasil que adote medidas eficazes para proteger a Floresta Amazônica contra as queimadas e o desmatamento. ;Considerando o aumento das taxas de desmatamento e os recentes incêndios na Amazônia, estamos preocupados com o fato de as empresas expostas a desmatamento potencial em suas operações e cadeias de suprimentos brasileiras enfrentam uma dificuldade crescente para acessar os mercados internacionais;, diz um trecho da nota.



Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação