Brasil

PF indicia 13 por Brumadinho

postado em 21/09/2019 04:14
Segundo a polícia, funcionários da Vale e da TÜV SÜD conheciam riscos. Tragédia matou 249 pessoas

A Polícia Federal indiciou sete funcionários da mineradora Vale e seis membros da consultora alemã T;V S;D, que prestou serviços para a companhia, no inquérito que investiga o rompimento da Barragem de Fundão, em Brumadinho-MG. Eles são acusados de uso de documento falso e falsidade ideológica envolvendo a tragédia que se abateu sobre a cidade mineira. No relatório enviado à Justiça, a Polícia Federal pede que todos os investigados sejam impedidos de prestar outros serviços na área ou dar consultoria para outras empresas e órgãos públicos.

As investigações apontam que a barragem apresentava diversos problemas antes de desmoronar, em 25 de janeiro deste ano. No entanto, as provas colhidas durante a investigação apontam que, mesmo tendo conhecimento destes riscos, funcionárias da área técnica não tomaram as atitudes necessárias, como evacuar o local e avisar as autoridades do risco iminente relacionado à barragem.

Os acusados recebiam bônus de acordo com o nível de segurança da barragem. Quanto mais segurança apontassem os relatórios, maior era o valor repassado aos integrantes do grupo. Entre os indiciados não está nenhum diretor da Vale. No entanto, esta é apenas a primeira fase da investigação. Outros indiciamentos deverão ocorrer e a expectativa é de que, assim que for apontado o gatilho para o rompimento da barragem, as responsabilidades individuais fiquem mais claras.

Além dos crimes ambientais, a PF e a Polícia Civil de Minas Gerais tentam identificar os responsáveis diretos pelas mortes, que devem responder por homicídio ; 249 pessoas morreram com o colapso da sede administrativa da mineradora ou por estarem no caminho da lama. Ainda há 21 pessoas desaparecidas.

Na equipe da Vale, os indiciados são Alexandre Campanha, gerente executivo de Governança de Geotecnia Corporativa; Washington Pirete, engenheiro; Marilene Lopes, gerente de Gestão de Estruturas Geotécnicas; César Grandchamp, geólogo; Felipe Rocha, engenheiro ligado à Gestão de Riscos Geotécnicos; Cristina Malheiros, engenheira e Andréa Dornas, engenheira.

Na T;V S;D, a PF indiciou Ana Paula Ruiz Toledo, engenheira geotécnica sênior; Chris-Peter Meier, diretor de Desenvolvimento de Negócios e gerente de Negócios de Infraestrutura da sede da empresa, na Alemanha; Makoto Namba, coordenador de Projetos; Marlísio Cecílio, engenheiro geotécnico sênior; André Yassuda, da consultoria de geotecnia; e Arsenio Negro Jr., consultor e dirigente da empresa.

Em nota, a Vale informou que ;avaliará detalhadamente o inteiro teor do relatório policial antes de qualquer manifestação de mérito, ressaltando apenas que a empresa e seus empregados continuarão contribuindo com as autoridades e responderão às acusações no momento e ambiente oportunos;. A T;V S;D não se manifestou sobre o assunto.

Terremoto em MG

Um terremoto de 2,2 graus na Escala Richter, considerado fraco, atingiu a cidade de Senhora do Remédio, na Região da Zona da Mata Mineira. O sismo foi sentido na noite de quinta-feira e assustou várias famílias. Algumas pessoas relatam que chegaram a ouvir um estrondo e clarões enquanto a terra se mexia. Não há registros de danos estruturais em imóveis e de feridos. Ao menos outros dois tremores de terra foram sentidos em Minas Gerais neste ano. O tremor de
terra foi registrado pelo Observatório Sismológico da Universidade de Brasília (UnB).

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação