postado em 25/09/2019 04:09
O Ministério da Justiça lançou um curso de aperfeiçoamento para policiais civis e militares de todo o país. Terá duração de dois meses e será voltado para profissionais de segurança pública dos estados e do Distrito Federal. Dessa forma, o governo federal espera aperfeiçoar as competências operacionais das corporações. O novo programa é resultado de um acordo de cooperação técnica entre a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) e a Polícia Federal.
De acordo com o ministério, o Programa da Academia Nacional de Polícia é inspirado em um projeto desenvolvido no FBI, a polícia federal dos Estados Unidos. O general Guilherme Theophilo, da Senasp, afirma que a intenção é integrar as diversas forças de segurança.
"Vamos fazer um networking entre os órgãos de segurança pública. Temos que integrar todas as forças. O crime organizado se articula e não podemos ficar para trás".
O ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro, destacou que o curso servirá para a troca de experiências e que deve formar várias turmas ao longo dos anos. "Temos que aprofundar o contato entre as policiais estaduais e federais. Temos um objetivo, desde o começo do governo, de integrar os órgãos para prestar um melhor serviço à sociedade".
A primeira turma terá 32 policiais, sendo que dois são do DF. No currículo, estão noções sobre direitos humanos, combate à corrupção e aos crimes violentos. Em uma segunda etapa, a ideia é de que ocorram parcerias com forças policiais de outros países, o que deve permitir a participação de estrangeiros nas atividades desenvolvidas em território nacional.