Brasil

Gianecchini no top 10 do Twitter

postado em 30/09/2019 04:10
Em entrevista, ator admite ter tido romance com homens e diz que sua sexualidade não cabe numa gaveta


Aos 46 anos de idade e mais de 20 de carreira, é comum que Reynaldo Gianecchini apareça com alguma frequência em portais de notícias e nas redes sociais. Ontem, entretanto, o nome dele ficou horas entre os 10 assuntos mais comentados no Twitter por um motivo que não tem nada a ver com trabalho, atuação na novela ou alguma cena marcante. O que levou ator a se destacar foi uma simples constatação sobre a sua sexualidade.

;Já tive, sim, romance com homens;, disse, em entrevista à revista Ela, do jornal O Globo, publicada ontem. Mas a declaração foi pequena perto do contexto: ;Acho que é esse o momento de dizer isso. Demorei para falar porque isso esbarra sempre no tamanho do preconceito no Brasil. Mas agora é importante reafirmar a liberdade, por mim e por quem enfrenta repressão;, diz o ator.

Em pleno mês da visibilidade bissexual, o trecho foi o mais comentado de uma longa conversa em que Gianecchini fala sobre assuntos como visão de mundo, idade e valores. Nos portais de notícias on-line, a repercussão variou entre matérias que explicam se ;é possível; sair com homens e não ser considerado gay e outras mais simplistas, como ;Gianecchini abre o jogo sobre sexualidade;.

Ainda assim, na entrevista, ele faz questão de colocar a fala em um lugar muito distante de ser uma ;confissão;, uma ;revelação; ou uma resposta às décadas de cobrança infundada. Gianecchini dispensa qualquer rótulo ; que, ressalta, ;para essa galera de 20 e poucos anos;, nem existe mais. ;;Nunca me senti obrigado a empunhar bandeira de homossexualidade. O desejo para mim não passa pelo gênero nem pela idade;, explica.

Ele deixa claro que reconhece ;todas as partes; dentro dele: ;o homem, a mulher, o gay, o hétero, o bissexual, a criança e o velho;. ;Como dentro de todo mundo. A sexualidade é muito mais ampla, e as pessoas são levianas. Querem te encaixar numa gaveta, e eu não consigo, porque a sexualidade é o canal da vida, e a minha sexualidade não cabe numa gaveta;, diz.

Nas redes sociais, parte da comunidade LGBT criticou o fato de ele ;não empunhar a bandeira;. Mas, mesmo entre esses grupos, os elogios foram mais expressivos. Além do público e fãs em geral, colegas de trabalho, atores, atrizes e outras celebridades comentaram a publicação de Gianecchini no Instagram, com corações e manifestações de apoio.

O ator fez um vídeo mostrando a matéria, que foi assistido a mais de 100 mil vezes em menos de quatro horas. ;Coragem necessária;, comentou um dos 4,8 milhões seguidores que ele tem no Instagram. ;Parabéns por abordar esse tema pessoal. Isso irá ajudar muitas pessoas que sofrem caladas;, disse outro.

Um dos recados mais marcantes da entrevista, mencionado por vários, é a recomendação de que cada um olhe para a própria sexualidade antes de cobrar ou julgar a do outro. ;Todo mundo fala da minha sexualidade, né? Me cobram muito, ;quando é que você vai sair do armário?;. Primeiro, quero falar para essas pessoas: antes de você achar tão interessante a sexualidade dos outros, dá uma olhadinha na sua. Talvez ela tenha mais nuances do que você pensa;, propõe o ator.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação