Brasil

Ministro demite 19 funcionários do Centro de Artes Cênicas da Funarte

As exonerações ocorreram sem o conhecimento do diretor do centro

Bernardo Bittar
postado em 04/10/2019 16:17
O ministro da Cidadania, Osmar TerraO ministro da Cidadania, Osmar Terra, mandou exonerar 19 servidores do Centro de Artes Cênicas da Funarte. O ato foi publicado em portaria no Diário Oficial da União nesta sexta-feira (04/10). Ao saber da determinação, o diretor do centro, Roberto Alvim, disse à imprensa que não havia sido informado das exonerações. "Meu departamento inteiro foi exonerado, não sei se nossos teatros sequer vão poder abrir hoje. A determinação paralisa todo o meu trabalho", afirmou.

A assessoria de imprensa da Funarte disse que pode rever alguns casos, informando que "o Centro de Artes Cênicas da instituição pretende estudar cada caso e avaliar quais são passíveis de anulação". Sobre os cargos que ficarem vagos, a fundação disse que pretende recrutar novos colaboradores técnicos da Funarte e de fora da instituição.

Presidente da Associação de Servidores da Funarte (Asserte), Jorge Lemos pondera que o episódio fere a independência da fundação. "O momento é preocupante para esta fundação pública, pois não apenas sua autonomia é desconsiderada como princípios fundamentais da administração pública, como a legalidade, a impessoalidade e a moralidade estão cada vez mais em xeque".

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação