Brasil

Pais relatam suspeita de abusos sexuais em escola particular de BH

Suspeita de abuso de menino de 3 anos veio à tona no fim de semana. Na reunião desta segunda-feira (7/10), com familiares de alunos e direção, outro relato foi feito

Márcia Maria Cruz - Estado de Minas
postado em 07/10/2019 12:15
Homem segura pirulito e tem monstro atrás delePais de alunos de um colégio particular em Belo Horizonte se reuniram com a direção na manhã desta segunda-feira (7/10) para discutir uma denúncia de estupro que movimentou as redes sociais e assustou as famílias neste fim de semana. A vítima seria um menino de 3 anos. O suspeito, que trabalhava como monitor de educação física, foi afastado. A Polícia Civil investiga o caso.

A mãe de uma aluna falou com a imprensa na saída. A comerciante Rosiane Pinto, de 45 anos, é mãe de uma menina de 4 anos, que estuda na escola desde 2018. Ela disse que, durante reunião, foi relatado outro provável abuso. A escola colocará dois monitores no banheiro. O colégio também ofereceu ajuda de um psicólogo, que ficará à disposição para ouvir as crianças. A orientação aos pais é que procurem um profissional especializado. A reunião foi interrompida quando uma mãe passou mal.

A informação de Rosiane foi confirmada pela reportagem. Durante a reunião, uma mãe e a tia de um garoto também de 3 anos, que pode ter sido o segundo abusado pelo monitor, apresentou o boletim de ocorrência. A mãe da criança estava abalada e quem relatou o ocorrido foi a tia. Pais representantes do grupo Pais que Protegem participaram da reunião, que foi bastante tensa, com mães que choravam. Representantes da escola fizeram relato da trajetória do suspeito na escola. Ele foi contratado pelo projeto Escola de Esportes, atuando por quatro anos como um "faz tudo".

Estágio na escola

Nesse meio tempo, o suspeito iniciou o curso de educação física e, recentemente, saiu do projeto Escola de Esportes para estagiar na escola. Durante a reunião, foi relatado que o suspeito não levava as crianças ao banheiro. As crianças eram acompanhadas de uma assistente.

O engenheiro Júnior Lopes, 52 anos, pai de dois alunos, uma criança e um adolescente, disse que se solidariza com as famílias e também saiu em defesa do colégio. ;Eu espero que as pessoas entendam isso: o colégio, como as famílias, é vítima de uma pessoa que não é normal, que está no meio da gente e que é difícil de ser identificado;, comentou. "A polícia tem de punir, e a escola dar a assistência que está dando às famílias", disse Lopes.

O caso é investigado pela 2; Delegacia Especializada em Proteção à Criança e ao Adolescente (Dopcad) de Belo Horizonte. A reportagem apurou que o suspeito é um ajudante das aulas de educação física. O Estado de Minas conseguiu contato com o professor de educação física que os pais indicaram como pessoa que chefiava o suspeito. Contudo, o profissional disse não poder dar informações sobre o caso e disse que não seria responsável pelo suspeito de ter cometido o abuso. "Sou responsável apenas por mim, pelos meus filhos e pela minha família. Não posso falar nada, confirmar ou negar nada sobre esse caso", disse nesse fim de semana.

[SAIBAMAIS]Por meio de nota enviada no sábado (5/10), o colégio informou que "nesta sexta-feira, 4 de outubro, a direção da escola ouviu os relatos dos pais sobre a mudança de comportamento do filho e sobre a conduta de um colaborador. Imediatamente, foram colocadas à disposição da família as assessorias jurídica e psicológica, e o profissional envolvido foi afastado de suas funções para auxiliar na transparência das apurações". A reunião de hoje foi anunciada por meio da nota.
Em nota, a Polícia Civil de Minas Gerais informou que as investigações estão em andamento."A Delegacia Especializada de Proteção à Criança e ao Adolescente realiza várias diligências para coleta de dados,procedendo com escutas especializadas realizadas por psicólogos".

Com informações de Mateus Parreiras

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação